NIC.br

Ir para o conteúdo
30 NOV 2013

Mercado Digital






Folha de Londrina - 30/11/2013 - [ gif ]
Assunto: Indicadores Cetic.br

Estudo compara experiências on-line de crianças

Mais de dois terços das crianças e adolescentes brasileiros usuários da web acreditam que conhecem mais sobre a Internet do que seus pais ou responsáveis, e para mais da metade (53%), os adultos responsáveis não são usuários de Internet. Na Europa, o contraste é evidente: apenas 28% a 46% (dependendo da classe social) afirmam que sabem mais do que seus pais sobre internet.

Estas são algumas revelações do EU Kids Online, um projeto de pesquisa coordenado pela London School of Economics and Political Science (LSE). O relatório utiliza os dados da primeira pesquisa sobre experiências on-line de crianças e adolescentes no Brasil, a TIC Kids Online Brasil 2012, realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil (Cetic.br), e da pesquisa da rede europeia EU Kids Online, de 2010. O objetivo foi comparar experiências on-line de crianças e adolescentes europeias e brasileiras.

As redes sociais são o segundo maior atrativo para o uso da internet pelas crianças brasileiras, sendo que, para as crianças europeias, os jogos são sua segunda atividade preferida.

Os dois grupos expressam preocupações similares sobre os riscos na internet: para uma em cada cinco crianças pesquisadas no Brasil e na Europa, as duas experiências mais registradas foram pornografia e conteúdo agressivo ou violento. A segunda questão mais preocupante quanto ao uso da internet para as crianças brasileiras (10%) está relacionada com o comportamento dos colegas. Já "conteúdo assustador" foi a segunda maior preocupação apontada pelas crianças europeias (8%).

A análise também mostra diferenças. Crianças brasileiras acessam mais a internet a partir de locais públicos, como cybercafés (35%), provavelmente sem orientação. Na Europa, apenas 12% têm este hábito. Por outro lado, o acesso a partir de bibliotecas públicas é muito maior na Europa (12%) do que no Brasil (4%).

Smartwatch brasileiro

A brasileira Locke lançou um smartwatch que funciona independentemente do smartphone. O produto vem com o sistema operacional Android 4.0, faz ligações e permite a instalação de aplicativos da Google Playstore. Tem câmera de 3 MP, processador Dual Core 1.2 Ghz, 3G, WiFi, memória RAM de 512 MB e memória interna de 4 GB. A tela touchscreen tem 1,54 polegadas, com dimensões similares das de um relógio comum, diz a fabricante. O smartwatch Locke começará a ser vendido no próprio site da marca, em pré-venda, por R$ 999. Entre os projetos da Locke para 2014, está o início da fabricação nacional do smartwatch no segundo semestre.

Just Dance 2014

A Ubisoft Brasil anunciou no varejo brasileiro o Just Dance 2014, o quinto jogo da série de games de dança, em versões para Xbox 360 com Kinect, PlayStation 3 com PS Move, Nintendo Wii e Nintendo WiiU. As versões do jogo para as plataformas da nova geração, Xbox One e PS4, chegam ao mercado nacional nas próximas semanas. Just Dance 2014 tem classificação Livre no Brasil e custa R$ 159,90. A lista completa do jogo tem mais de 40 sucessos de artistas do passado e da atualidade, entre eles Lady Gaga, Katy Perry, One Direction e Daft Punk. Também já existem músicas extras disponíveis para download, dentre elas: "Roar", de Katy Perry (gratuita), "Can’t Hold Us", de Macklemore & Ryan Lewis Ft. Ray Dalton, "Wake Me Up", de Avicii Ft. Aloe Blacc e "Pound The Alarm", de Nicki Minaj.

Game Stock Car 2013

O novo simulador oficial da categoria do automobilismo nacional e continuação do Game Stock Car e Game Stock Car 2012 foi lançado para Windows-PC. O simulador é desenvolvido pela empresa brasileira Reiza Studios. Além da atual temporada da Stock Car Brasil, oferece módulos alternativos simulando diversas categorias do automobilismo – desde karts, passando por uma variedade de carros fórmula, até a popular Mini Challenge. A versão 2013 oferece pela primeira vez um módulo histórico celebrando os primórdios da Stock Car, com os clássicos Opalas e a antiga da pista de Interlagos dos anos 70. O Game Stock Car 2013 está a venda por R$ 49,90 e disponível para download no site oficial www.game-stockcar.com.br.

App bilíngue

O aplicativo Logos ABC, criada por um brasileiro que mora na Bahia, auxilia crianças no aprendizado da leitura e no estudo de um idioma estrangeiro. O Logos ABC oferece à criança o aprendizado da grafia e da pronúncia de seiscentas palavras da língua portuguesa que são apresentadas no formato de jogos. O app foi configurado para os idiomas português e inglês e, por isso, pode ser utilizado tanto por crianças em fase de alfabetização, quanto por aquelas que já são alfabetizadas e desejam aprender outro idioma. A versão gratuita pode ser baixada na loja de aplicativos da Apple e oferece 12 fases gratuitas, com 20 palavras. A versão paga custa US$ 4,99.