NIC.br

Ir para o conteúdo
03 JUL 2018

Menos da metade das escolas em área urbana tem internet banda larga


Abranet - 02/07/2018 - [gif]


Assunto: Estudo Banda Larga no Brasil

Enquanto, no setor público, os órgãos estaduais e federais contam com acesso quase universal à conexão banda larga via cabo ou fibra óptica (96%), o cenário é distinto entre as prefeituras (69%), empresas brasileiras (64%) e estabelecimentos de saúde (63% daqueles que são públicos). O porcentual fica ainda mais baixos na nas escolas do País. Menos da metade das situadas em áreas urbanas possuía conexões de banda larga via cabo ou fibra óptica (41% das escolas públicas).

A comparação entre instituições de diferentes setores com conexões de banda larga via cabo ou fibra óptica consta publicação "Banda Larga no Brasil: um estudo sobre a evolução do acesso e da qualidade das conexões à Internet", lançada no último dia 28/6 pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) e do Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br).

Já em relação à velocidade da principal conexão utilizada, 40% das empresas declararam ter conexões acima de 10 Mbps em 2015, proporção que foi de somente 26% entre estabelecimentos de saúde e de apenas de 11% entre escolas. O crescimento de conexões acima de 10Mbps mostrou-se desigual entre 2013 e 2015: entre as escolas, subiu de 8% para 11%, um crescimento relativo de 37%; na saúde, cresceu 136%, passando de 11% para 26%; já entre as empresas, o crescimento foi de 66% (de 24% para 40%).

O estudo observou ainda que, entre 2013 e 2016, houve um crescimento das conexões móveis nos domicílios de classes C e, especialmente, D e E. Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br, explica que os dados e indicadores analisados nesta publicação, sob uma perspectiva da demanda e oferta, apontam que as políticas públicas devem buscar superar desigualdades que estão fundamentadas na maior parte das fontes de análise – sobretudo nas questões regionais –, mas também aquelas relacionadas aos diferentes atores que usufruem e proveem o acesso à Internet banda larga de qualidade, gerando, assim, um ambiente de infraestrutura tecnológica propício para o desenvolvimento econômico e social.

O estudo está disponível na íntegra no endereço:http://cetic.br/publicacao/banda-larga-no-brasil-um-estudo-sobre-a-evolucao-do-acesso-e-da-qualidade-das-conexoes-a-internet/