NIC.br

Ir para o conteúdo
30 AGO 2018

McGolpe Feliz: mensagem no WhatsApp que promete lanche do McDonald's é cilada


Tudo Celular - 29/08/2018 - [gif]


Assunto: Segurança na Internet

Já não é nenhuma novidade que existem diversos golpes espalhados pela internet e são usados, principalmente, para roubar dados e realizar diversas falcatruas usando o nome das vítimas. O WhatsApp virou a ferramenta mais comum de ser utilizada pelos enganadores.

Usando novamente a lanchonete McDonalds para capturar os mais desatentos, um link mostrando a promessa de comida grátis na rede de fast-food atraiu muitas pessoas, que queriam tirar uma vantagem alimentícia. Entretanto, depois de entrar no link e realizar os passos, para ter acesso aos cupons que garantiriam dois combos grátis, era preciso compartilhar o link com outras pessoas no WhatsApp.

A confirmação para “garantir” o cupom viria via SMS, mas a mensagem de texto nunca chega. A informação sobre o novo golpe foi divulgada pela empresa de segurança Kaspersky, que afirmou que a monetização das pessoas por trás da armação vem por meio de propagandas chamativas que fazem as vítimas clicarem, bem como aplicativos duvidosos que aparecem no site.

E dessa forma mais uma corrente de links compartilhados sem checagem na rede, levando milhares de pessoas a serem enganadas por tentarem ter algo gratuitamente. Apesar de parecer uma notícia repetitiva aqui no site, infelizmente ainda existem muitas pessoas que precisam ser informadas sobre esses golpes atualizados para se prevenir.

Tentando ajudar quem ainda é enganado por esse tipo de prática criminosa, a Kaspersky divulgou uma lista de cuidados que podem prevenir novas situações de engano:

  • Não clique em links: principalmente os recebidos de desconhecidos, nem em links suspeitos enviados por seus amigos via redes sociais ou e-mail. Eles podem ser maliciosos, criados para baixar malware em seu dispositivo ou para direcioná-lo a páginas de phishing que coletam dados do usuário.
  • Desconfie de mensagens SMS e anúncios no Facebook: essa é a mais nova modalidade dos golpistas, que têm usado especialmente as redes sociais para disseminar o golpe. Duvide de supostas ofertas recebidas por SMS. Para confirmar se a oferta exibida na rede social é real, abra o navegador, navegue até o site do varejista e busque o produto anunciado.
  • Verifique o nome do domínio e o cadeado de segurança: é comum entre phishers o registro de domínios usando o nome de marcas famosas e já conhecidas no mercado, porém mudando uma letra no nome. Dessa forma “sitedecompra.com” se torna “sitedeconpra.com” ou “saitedecompra.com”. Outra dica é verificar se o site possui conexão SSL (o cadeado de segurança), pois raramente sites fraudulentos o exibem.
  • Verifique quem é o dono do site: encontrou um site desconhecido com ofertas tentadoras? Antes de comprar consulte a lista do PROCON e também o Registro.br, na sessão “Whois”, que informa quem registrou o site. Golpistas geralmente usam endereços de e-mail gratuitos para registrar o domínio (Hotmail, Gmail, etc).