NIC.br

Ir para o conteúdo
19 SET 2018

Mais da metade das crianças e adolescentes buscam notícias na internet


Convergência Digital - 18/09/2018 - [gif]


Autor: Luís Osvaldo Grossmann
Assunto: TIC Kids Online Brasil 2017

O uso da internet como fonte de notícias já é prática comum para mais da metade das crianças e adolescentes conectadas no Brasil. Segundo mostra a mais recente TIC Kids Online, do Cetic.br, o braço de pesquisas do NIC.br, 51% dos brasileiros entre 9 e 17 anos se valem da rede para se informar. Em 2013, eram 34%.

A nova pesquisa, que entrevistou 3,1 mil crianças e adolescentes, e igual número de pais ou responsáveis, mostrou que entre esse público de 9 a 17 anos o uso da internet é mais presente do que entre a população em geral. Também aponta que os mais jovens costumam se valer da rede para conversar com pessoas de outras cidades, países ou culturas (40%) ou para participar de grupos de interesse (36%).

Entre esse público, 28% buscam informações sobre saúde e 22% sobre o que acontece na sua comunidade. Além disso, 12% das crianças e adolescentes conectados conversam na internet sobre política ou problemas da cidade ou país, e 4% participam de campanhas ou protestos na rede.

No mais, as práticas comuns são conhecidas, com predominância de atividades ligadas à comunicação e ao entretenimento, entre elas: enviar mensagens instantâneas (79%), assistir a vídeos on-line (77%), ouvir música (75%) e usar redes sociais (73%). Outra atividade comum é realizar pesquisas, seja para trabalhos escolares (76%), ou por curiosidade e vontade própria (64%).