NIC.br

Ir para o conteúdo
10 DEZ 2018

IX de Fortaleza alcança pico de 100 gbps de tráfego trocado


Abranet - 06/12/2018 - [gif]


Assunto: Infraestrutura de Internet

O Internet Exchange (IX) de Fortaleza (CE) atingiu, em novembro um pico de 100 Gbps de tráfego trocado. Com isto, ele se consolida como o maior ponto de troca de tráfego Internet do Nordeste e um dos maiores do País, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba. Projeto do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o IX.br (Brasil Internet Exchange) compõe e promove a infraestrutura necessária para a interligação direta entre as redes que participam da Internet no Brasil.

Fortaleza é uma das 31 localidades que abriga um PTT. No último ano, registrou um crescimento de 75% no número de participantes: hoje são 110 Sistemas Autônomos (AS, na sigla em inglês) interligados no IX da cidade. A localização de Fortaleza é estratégica devido à conexão aos Estados Unidos e aos continentes africano e europeu e o consequente investimento de empresas de datacenters, infraestrutura de fibra óptica e cabos submarinos na região contribuíram para impulsionar a adesão dos provedores de acesso e serviços (ISP - Internet Service Provider e CDN - Content Delivery Network) ao IX local.

De acordo com Milton Kaoru Kashiwakura, diretor de projetos especiais e de desenvolvimento do NIC.br, a entidade acompanhou a tendência de investimento das demais empresas, trabalhando para ampliar o potencial do IX Fortaleza. Dos sete PIXes (pontos de acesso ao IX.br) presentes na cidade, quatro foram implantados em 2018. 

Entre os benefícios diretos do IX Fortaleza para os seus participantes está a racionalização dos custos, o aumento de eficiência e de resiliência, uma vez que o tráfego é resolvido direta e localmente e não por meio de redes de terceiros. Kashiwakura aponta que a maior oferta de trânsito de boa qualidade, beneficia não só a cidade de Fortaleza, mas a região Nordeste do País. A redução no tempo necessário para acessar um conteúdo da Internet (latência) e infraestrutura organizada da rede também são outras vantagens da iniciativa do NIC.br.