NIC.br

Ir para o conteúdo
25 ABR 2019

ISPs que não migrarem para IPv6 estarão fora do mercado em alguns anos


Computerworld - 24/4/2019 - [gif]


Autor: Márcio Vidal
Assunto: Infraestrutura da Internet

Entenda como a Reengenharia de tráfego pode te ajudar nesse processo de mudança de tecnologia e na redução de alguns custos fixos do seu ISP

Em painel no iBusiness 2019, evento da Redetelesul que reúne a maior parte dos ISPs da região sul do País, o gerente de desenvolvimento e projetos do NIC.br, Antonio Moreiras, afirmou que é hora de migrar para o IPv6. Para ele, o IPv6 não é mais o protocolo de Internet do futuro, precisa ser implementado agora. Sabemos que as grandes operadoras já estão fazendo um trabalho muito sério nesse sentido e concordamos com Moreira em algo que ele afirmou: “Os ISPs que não aderirem ao novo protocolo IPv6 estarão fora do mercado em alguns anos.”

E, embora a implantação do IPv6 seja fundamental, é complexa e exige cuidados, testes e começar devagar. Como, então, o ISP pode fazer isso? O caminho é a Reengenharia de Tráfego que, além de ajudá-lo a evitar impactos para o usuário final, permite fazer um planejamento e um redesign mais preciso e, dependendo do ISP, ainda resultar em até 30% de redução de custos fixos. Isso mesmo, é possível implementar uma nova tecnologia e, ao mesmo tempo, reduzir custos fixos.

Com a Reengenharia de Tráfego, é feito um mapeamento completo com uma análise profunda de desempenho, é possível fazer um redesenho de topologia das redes com maior precisão e existem várias estratégias para melhorar conexões e integrações. Como isso acontece? É preciso entender a relação dos ISPs com seus parceiros estratégicos, que também resultam em redução de custos diretos, o quanto a empresa teve um crescimento acelerado ou fez alguma fusão que impactou a rede.

E o trabalho pode ser feito para implementar uma nova tecnologia, mas temos cases de somente estudo da rede que geraram benefícios inclusive intangíveis.

Hoje, com a alta demanda por performance e pressão pela redução de custos, realizar um trabalho de reengenharia de tráfego pode ser essencial para o sucesso de uma operação. Uma análise do desenho de topologia de redes e entender como melhorar as conexões, observar onde há integrações e quais os acordos com parceiros estratégicos pode ajudá-lo a migrar de maneira menos disruptiva para o IPv6 e, de quebra, obter uma boa redução de custos.