NIC.br

Ir para o conteúdo
08 MAI 2019

Internet pode sofrer falha mundial neste mês. E não há muita coisa que você possa fazer


Hypeness - - [gif]


Autor: Gabriela Glette
Assunto: Roteamento

Mercúrio retrógrado mal passou e nós já temos uma nova ameaça de bug. Especialistas garantem que a Internet pode sofrer uma falha mundial ainda este mês, como já aconteceu outras vezes. Conhecido como “768k day“, este é um dia que tudo poderá sofrer lentidão, dificuldades para se conectar e até um mini apagão na internet de usuários em toda a rede ou só em alguns sites.

Isto acontece porque, por trás das nossas conexões diárias com sites do mundo todo, existe um mapa que guia essa troca de dados chamado “tabela de rotas”. É essa tabela que pode atingir um limite e ocasionar problemas, como ocorreu em agosto de 2014. Segundo Antônio Moreiras – gerente de projetos de uma entidade que atua na coordenação da internet no Brasil, o que ocorre é isto: “Em 2014, alguns equipamentos tinham um tamanho máximo para essa tabela que era limitado a 512 mil entradas. Muita gente teve lentidão, outros travaram. Daí configuraram um limite novo de 768 mil entradas nessa tabela e estamos chegando de novo a isso”.

Ou seja, ainda não se sabe o dia em que ocorrerá este apagão, mas o fato é que agora ele será muito menor do que os que já ocorreram anos atrás. Moreiras ainda garante que, esta talvez seja a última vez que vejamos falha do tipo, já que atualmente os roteadores possuem uma memória muito maior do que o tamanho dessa tabela. A falha deve acontecer sobretudo em aparelhos antigos, mas não há muita coisa que possamos fazer. Apenas torcer para que nada aconteça, ou, tirar um dia de folga.