NIC.br

Ir para o conteúdo
30 SET 2007

Internet do Judiciário passará de .gov para .jus a partir do dia 11






Veículo: Última Instância
Data: 30/09/2007
Assunto: Domínios

Muito em breve os endereços dos portais e sítios dos órgãos do Judiciário passarão de ".gov" para ".jus.br". Com a migração, que começa a acontecer no próximo dia 11, o CNJ pretende garantir a integração e a padronização dos nomes eletrônicos de quase cem tribunais em todo o país. Os sites continuarão a ser acessados pelo mesmo nome, mas quem digitar o novo endereço será remetido ao endereço antigo.

De acordo com o CNJ, caberá ao próprio conselho gerir a implementação do modelo de gestão e o estabelecimento das diretrizes e normas voltadas para a integração e unificação dos sites. Outra prerrogativa do CNJ será a de acompanhar, analisar e controlar a concessão dos domínios às instituições do Judiciário.

Mais que alterar os nomes oficiais associados à Justiça, o CNJ afirma que a medida trará principalmente segurança para os ambientes eletrônicos da Justiça. O assessor institucional do coselho, Pedro Paulo Lemoa Machado, avalia que a iniciativa configura um grande ganho para o Judiciário, especialmente quanto à confiabilidade das informações nos portais.

Lemos explica que o CNJ obteve junto ao Comitê Gestor de Internet no Brasil a obrigatoriedade de agregar o sistema DNSSEC junto ao domínio "jus.br".

Trata-se de um padrão internacional que amplia a tecnologia DNS e de um sistema de resolução de nomes mais seguro, reduzindo o risco de manipulação de dados e roubo de informações de terceiros. "Esse sistema coibirá os recorrentes ataques de hackers às páginas oficiais, invasões que trazem insegurança e abalam a confiabilidade dos serviços, como já aconteceu nos portais do TSE e STJ", ressalta. O mecanismo utilizado é baseado na tecnologia de criptografia de chaves públicas.