NIC.br

Ir para o conteúdo
30 NOV 2018

III Encontro Brasileiro de Governo Aberto amplia debate sobre transparência e tecnologia


Inforchannel - 29/11/2018 - [gif]


Assunto: III Encontro Brasileiro de Governo Aberto

Nos dias 4 e 5 de dezembro o III Encontro Brasileiro de Governo Aberto reunirá em São Paulo representantes de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, iniciativa privada, movimentos sociais e universidades, para debates, oficinas e diálogo para troca de experiências sobre os desafios para promoção da transparência, prestação de contas, interação e uso das novas tecnologias no Brasil. O encontro tem o Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) entre os seus organizadores e proponentes de atividades. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas em: https://3encontrogovernoaberto.wordpress.com/inscricoes/.

Tema em alta entre os projetos de governo aberto, a transparência figura como um dos pontos principais que serão discutidos no evento. A expectativa é de que os debates aprofundem-se na análise dos novos desafios, buscando o que pode ser feito para melhorar ainda mais as prestações de contas e da participação popular através da tecnologia. “Além da transparência que traz, a abertura de dados governamentais permite o uso de tecnologias web no desenvolvimento de aplicativos que promovam melhorias concretas na gestão e prestação de serviços públicos, e o fomento da economia com o desenvolvimento de novos negócios, produtos e serviços. É de extrema importância ampliar esse debate e promover a troca de experiências”, considera Vagner Diniz, gerente do Ceweb.br.

O III Encontro Brasileiro de Governo Aberto tem o objetivo de fortalecer as relações entre as entidades participantes, aproximar Estado e sociedade civil em iniciativas e trabalhos futuros, e promover a melhoria de práticas já existentes, em benefício da governança das políticas públicas. A programação prevê debates e atividades sobre dados abertos, gestão, privacidade, participação social, transparência ambiental, e também inteligência artificial. O painel “Inteligência artificial e governo aberto: qual a ética e os impactos dos algoritmos?” debaterá os princípios, desafios e oportunidades dos algoritmos, consequências não previstas, efeitos na sociedade e na atuação da administração pública.

A programação do evento também inclui discussão sobre o documento Boas Práticas para Dados na Web, recomendação do W3C (World Wide Web Consortium), redigido por especialistas do Ceweb.br e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O debate acontecerá em “Dados Abertos para fomentar a abertura de governos”, proposta pela Controladoria Geral da União (CGU).

Além do Ceweb.br, o III Encontro Brasileiro de Governo Aberto é um evento organizado pela Agenda Pública, Artigo 19, Fast Food da Política, Fórum de Gestão Compartilhada, Imaflora, Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União, Open Knowledge Brasil, e Prefeitura do Município de São Paulo – Controladoria Geral do Município e São Paulo Aberta.

Anote na Agenda
III Encontro Brasileiro de Governo Aberto
Data: 04 e 05 de dezembro (terça e quarta-feira)
Horário: a partir das 10h
Local: Auditório do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo/SP
Inscrições: https://3encontrogovernoaberto.wordpress.com/programacao/
Programação: https://governoaberto.sched.com/
Mais informações: https://3encontrogovernoaberto.wordpress.com/