NIC.br

Ir para o conteúdo
10 ABR 2018

Hub de tecnologia traz mais oportunidades para o Ceará


Diário do Nordeste - 10/04/2018 - [gif]


Assunto: Infraestrutura de Internet

A perspectiva do mercado de tecnologia de que Fortaleza se transforme em um hub de telecomunicações nos próximos anos faz com que, pela segunda vez consecutiva, a Capital seja sede do 7º Congresso RTI de Provedores de Internet e o 9º Congresso RTI de Data Centers. Acontecendo simultaneamente, os eventos estão marcados para os 11 e 12 de abril, no Hotel Praia Centro, e são voltados para os provedores de acesso à internet, profissionais e estudantes das áreas de data centers e TI ou até novos empreendedores do mercado de internet.

De acordo com a coordenadora dos congressos, Sandra Mogami, os eventos retornam a Fortaleza após o sucesso no ano passado, que contou com a participação de mais de 800 pessoas. A expectativa é de que, em 2018, o mesmo número de pessoas passe pelas feiras. E, segundo Mogani, é justamente a percepção de que a Capital cearense está apresentando bons níveis de desenvolvimento no setor que deve manter o nível de interesse alto.

"A perspectiva, não só da organização, mas das empresas de tecnologia, é que Fortaleza está se tornando um hub de telecomunicação, até mesmo pela instalação de novos cabos vindo dos Estados Unidos e da Africa", analisou Mogani.

Além disso, a coordenadora dos eventos afirmou que ainda existe uma demanda no Interior do Nordeste e que isso deve ser ponto determinante para impulsionar o mercado digital na Região. No Ceará, ela destacou a presença do Cinturão Digital, que leva estrutura de fibra ótica a municípios no Estado.

De acordo com Mogani, analisando o mercado local, há espaço para que empresas de todos os tamanhos possam crescer, já que os grande provedores não tem tanto interesse em chegar em cidades menores e nas periferias dos grandes centros, como Fortaleza. "Esse mercado tem muito potencial e está alheio à crise, com a banda larga sendo o único a registrar crescimento no ramo da tecnologia, considerando as Tvs a cabo, telefonia. Esse mercado nunca cai e internet é um produto que todo mundo quer", afirmou Mogani.

Evento

O primeiro dia dos congressos simultâneos acontece no dia 11 de abril a partir das 14 horas. Os destaques ficam com as palestras de abertura de Gilberto Studart Gurgel Neto, Gerente Regional da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que vai apresentar a evolução tecnológica e as perspectivas do mercado no Ceará.

Já no segundo dia (12), os temas abordados serão mais técnicos e voltados para o mercado de provedores de internet e data centers. Os participantes poderão assistir a palestras sobre vários assuntos, como: "Sistema Autônomo", com Eduardo Barasal Morales, Analista de Projetos da NIC.br; e "Redes Ópticas para a era Zettabyte", com Marco Scocco, da Technical Manager da Sterlite Conduspar.

Mais informações:

7º Congresso RTI de Provedores de Internet e 9º Congresso RTI de Data Centers, em Fortaleza
Data: 11 e 12 de abril
Local: Hotel Praia Centro