Huawei e Anatel realizam evento sobre novo Protocolo de Internet
Revista Empreende - 4/4/2023 - [gif]
Assunto: IPV6
Evento abordará a situação atual, os rumos da implantação do IPv6 e como expandir seu uso no Brasil.
A Huawei, multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, realizará, em conjunto com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o workshop “IPv6: Desafios para sua Adoção e novas Tendências”. O IPv6 é a versão mais atual do Protocolo de Internet, cuja adoção será necessária para sustentar o crescimento da Internet, uma vez que os endereços da versão anterior (IPv4) foram esgotados.
Durante o evento, serão discutidos com o setor temas como a situação atual, os rumos da implantação do IPv6 no Brasil, a construção de uma rede mais segura em IPv6, inovações e aplicações na nova versão, como expandir seu uso no Brasil, quais as ações da Anatel na promoção do IPv6 e qual a visão das prestadoras de serviços de telecomunicações no Brasil.
O workshop é aberto para todos os interessados, e não necessita de inscrição prévia. Para os servidores da Anatel a participação no evento contará para fins de capacitação. Os debates acontecem presencialmente no auditório Nelson Takayanagi, na Sede da Anatel, em Brasília, mas também serão transmitidos pelo YouTube e ministrados em português e inglês sem tradução simultânea.
O workshop contará com a presença da Anatel representada pelo seu presidente, Carlos Baigorri; seu superintendente de Planejamento e Regulamentação, Nilo Pasquali; e o assessor da Superintendência de Planejamento e Regulamentação, João Alexandre Zanon. Além disso, também estarão presentes representantes da Conexis, NIC.BR, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e da Huawei.
O link para acompanhar o evento está disponível aqui.
Confira a programação completa do evento:
5 de abril de 2023 – 14h30 às 17h40
14h30-14h40: Abertura (Opening Speech) – Carlos Manuel Baigorri, Presidente da Anatel
14h40-15h00: Ações da Anatel na promoção do IPv6 (Anatel’s actions to promote IPv6) – João Alexandre Zanon, Assessor Superintendência de Planejamento e Regulamentação – SPR/Anatel
15h00-15h20: Tendências da Indústria, Desenvolvimento e Novos Requisitos do IPv6 (Industry Trends, Development Insights and News Requirements of IPv6) – Tayeb Ben Meriem, Former Vice Presidente of the French IPv6 Task Force
15h20-15h40: IPv6: Situação atual (IPv6: Brazil’s Development) – Antonio M. Moreiras/Eduardo Barasal Morale, NIC.BR
15h40-16h00: Melhores Práticas e Desenvolvimento do Barômetro do IPv6 (Best Practices and Design of IPv6/IPv6 Enhanced Barometer) – Hok Fung Cheung Cheung, Industry Development Director, Huawei Europe Research Center
16h00-16h20: IPv6: Visão das Prestadoras de Telecomunicações (IPv6: View of telecommunication operators) – José Bicalho, Diretor de Regulação e Autorregulação CONEXIS
Coffee Break fornecido pela Huawei (Coffee Break provided by Huawei)
16h20-16h40: Construindo a linha de defesa da Próxima Geração da Internet (Building the Next-Generation Internet Security Defense Line) – Xu Yongqiang (Online), Huawei Internet Security Specialist
16h40-17h00: Fomento e Ações da RNP na promoção do IPv6 (RNP Fostering and Actions for the promotion of IPv6) – Janice Ribeiro, Gerente de Operações Rede Nacional de Pesquisa (RNP)
17h00-17h20: Padrões Técnicos e Inovação na Evolução do IPv6 (IPv6 Enhanced Technical Standards and Innovation) – Alvaro Retana, IETF IAB
17h20-17h40: Fechamento/Discussão: Próximos passos para o IPv6 no Brasil (Endnote/Discussion: Next Steps of Brazil IPv6), Nilo Pasquali, Superintendente de Planejamento e Regulamentação Anatel.