NIC.br

Ir para o conteúdo
28 NOV 2008

Golpe virtual chega pelos Correios






Baguete - 28/11/2008 - [ gif ]
Autora: Márcia Lima
Assunto: Segurança Online

Um golpe virtual tem explorado clientes de empresas de hospedagem utilizando, ao invés da Internet, o sistema de entregas do Correio.

Boletos enviados em nome de uma empresa chamada Host do Brasil lembram, em muito, a cobrança do Registro.br e são enviados aos donos de websites. Nesta semana, o Baguete recebeu quatro boletos. A paulista Cyberweb, administradora do GigaFoto, recebeu uma centena.

O documento cobra R$ 134 pelo suposto "pagamento único e anual referente a hospedagem de seu site na internet", em nome de "Lintel Internet e Telecomunicações Ltda. A correspondência exibe 10 telefones para contato em nove cidades, entre elas São Paulo, Porto Alegre e Florianópolis. No entanto, nenhum deles é válido.

A empresa também informa um número 0800, e-mail e caixa postal. O Baguete tentou entrar em contato, mas não obteve resposta por nenhum dos meios.

Apesar do endereço paulista, o depósito é realizado em uma conta do banco sergipano Banese. No documento, o remetente chama-se Host do Brasil, o que tem causado dor de cabeça para uma empresa paulista de mesmo nome.

Há dois anos, a empresa recebe ameaças de processo e, segundo um funcionário, diariamente, são feitas cerca de 30 reclamações por telefone. A empresa publicou, em 2007, o seguinte comunicado. "Apesar de nova no mercado, atendemos clientes importantes em vários segmentos da indústria e do comércio. Não fazemos estas práticas para captar clientes.

Se sua empresa está passando por esta situação oriente-se juridicamente e tome as medidas cabíveis".

O WhoIs, serviço do Registro.br que fornece informações do proprietário de cada domínio registrado no país, aponta Paulo Cesar dos Santos como o dono do Host.info.br. O telefone e o CNPJ registrados são inválidos.

Santos também é dono de outros 23 domínios como Locaempresas.com.br e Hostsolucoes.com.br.