Ferramentas online incluem legendas em vídeos automaticamente
Estadão - 6/8/2020 - [gif]
Autor: Luiz Alexandre Souza Ventura
Assunto: Acessibilidade na Web
Especialista em desenvolvimento web do Ceweb.br/NIC.br indica serviços gratuitos e explica como usar. "Uma ótima solução para acessibilidade nas redes sociais", diz Reinaldo Ferraz. Mesmo em língua portuguesa, recurso é importante para tornar filmes acessíveis a pessoas com deficiência auditiva que não se comunicam em Libras. Campanha #queremoslegendas alerta para a diversidade no universo da surdez.
Incluir legendas em vídeos é premissa básica para garantir acessibilidade, assim como audiodescrição e Libras. Em projetos profissionais, o recurso é obrigatório, mas em publicações simples nas redes sociais, muita gente pode considerar desnecessário e complicado.
Para pessoas com deficiência auditiva que não se comunicam na Língua Brasileira de Sinais, legendas são fundamentais. A diversidade no universo da surdez está entre os alertas da campanha #queremoslegendas, que ganhou a web há algumas semanas.
O especialista em desenvolvimento web do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), Reinaldo Ferraz, indica o uso e explica em detalhes como funcionam algumas ferramentas online que transcrevem o que é falado no vídeo, sincronizam e aplicam a legenda.
O ‘manual’ completo está disponível no website reinaldoferraz.com.br.