NIC.br

Ir para o conteúdo
06 MAI 2015

Faltam explicações das operadoras sobre consumo de dados do celular


Jornal Hoje - 05/05/2015 - [gif]


Autor: Roberto Paiva
Assunto: Medição de banda larga

Consumidores ficam perdidos em relação ao consumo de internet.
Aplicativos de voz e vídeos são maiores vilões do consumo.

Você usa muita rede social no celular? Manda muito e-mail ou faz muita chamada de voz? Quando o pacote de dados acaba, a navegação é bloqueada ou fica lenta. Logo uma mensagem da operadora aparece sugerindo que o cliente pague um valor adicional para voltar a usar a internet no celular.

Os consumidores reclamam que na hora da compra falta informação por parte das operadoras para explicar como funciona o consumo dos pacotes de dados da internet móvel.

Fabricio Raupp Tamusiunas, gerente de projetos do Nic.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), diz que entre os vilões do consumo de dados estão os aplicativos de voz e os vídeos das redes sociais. Quem gosta de ouvir música na internet também gasta mais. Fabricio orienta a usar mensagem de texto em vez de mensagem de voz e trocar, sempre que der, a internet contratada por uma rede wi-fi.

Outra dica é checar diariamente seu consumo de internet. É possível fazer isso utilizando os recursos que o próprio aparelho oferece ou instalando algum aplicativo que tenha essa finalidade.

O sindicato das operadoras de telefonia diz que está preparando uma campanha para esclarecer como funciona o consumo da franquia para o cliente.

Quando você for contratar um pacote de dados de internet móvel, veja se ele está de acordo com o seu perfil. É legal saber o que você mais usa na internet e quanto vai precisar para isso.