Falta interação entre Academia, Governo e Sociedade
Convergência Digital - 28/04/2014 - [ gif ]
Assunto: IV Fórum da Internet
Para o professor da Unicamp e representante da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Ricardo Dahab, o governo precisa interagir mais com a Academia e a iniciativa privada, no sentido de estabelecer uma política de segurança para o país, capaz de reflitir o pensamento geral do setor. Segundo ele, o diálogo entre os organismos de defesa cibernética do governo com esses setores ainda acontece em baixa escala, o que dificulta o entendimento global desta política.
Seria preciso também o governo ter mais foco na criação de linhas de financiamento e instituições voltadas apenas para o aspecto da proteção contra ameaças á cidadania, além de maior contato com a indústria em fóruns claros e transparentes.
Ricardo Dahab reconhece que mesmo na própria Academia, falta maior contato e discussão dos problemas nacionais, como forma de se fazer presente perante a sociedade mostrando o seu ponto de vista de diversos assuntos que interessam ao cidadão. "Isso é uma coisa que a Academia precisa fazer: ter uma voz organizada, precisa aparecer como um ente, uma entidade, perante a sociedade, que paga por ela".
Segundo ele, hoje existe uma certa dicotomia no tocante à essa questão de segurança e privacidade. Com a mesma contundência que se exige transparência da parte dos governos, também se busca soluções que assegurem a privacidade para os cidadãos. "São soluções muito complexas", explicou.
Assista a apresentação de Ricardo Dahab no IV Fórum da Internet no Brasil, promovido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, ocorrido no dia 25 de abril.