NIC.br

Ir para o conteúdo
06 ABR 2018

Facebook acena em trazer ao Brasil ferramenta que mostra quem pagou anúncio


Convergência Digital - 05/04/2018 - [gif]


Autor: Luís Osvaldo Grossmann
Assunto: Seminário “Desafios da Internet no Debate Democrático e nas Eleições”

Na onda global de combate a ‘fake news’ e uso das redes sociais para manipulação de opiniões, o Facebook acenou, durante seminário sobre o tema promovido pelo CGI.br, nesta quarta-feira, 04/04, que poderá trazer ao Brasil antes das eleições de outubro novas ferramentas de transparência que estão sendo testadas nos Estados Unidos e no Canadá.

“Testamos no Canadá uma série de ações para de fato dar maior transparência. É possível visualizar todos os anúncios que determinada página têm. Só páginas podem impulsionar anúncios no Facebook. A gente têm inciativas de transparência sendo testadas. Não enxergo só o anúncio direcionado a mim, mas todos os anúncios que aquela página está rodando. Poder saber quem está por trás do impulsionamento de determinado anúncio. E nos Estados Unidos estamos trabalhando para fazer a divulgação dos valores desses anúncios”, explicou a gerente de políticas públicas do FB no Brasil, Mônica Rosina.

Questionada sobre quando a empresa traz esses recursos para o país, ela indicou que alguma delas virá antes de outubro. “A gente está fazendo testes. Não é fácil, em termos de escala, lancar um produto e já coloca-los no mundo inteiro. Normalmente tem erros, a gente precisa corrigir, melhorar. Então é natural que a empresa faça testes antes de trazer os produtos para o Brasil. O que posso dizer é que estmos trabalhando dia e noite para qie a gente consiga trazer senão todas, pelo menos as principais ferramentas para o Brasil antes das eleições, principalmente na frente de transparência.”