NIC.br

Ir para o conteúdo
24 AGO 2018

Extensão “ong.br” é criada para atender ONGs de todos os tipos


Tudo Sobre Hospedagem - 23/08/2018 - [gif]


Autor: Tathiana Sobroza
Assunto: Registro de domínios .br

Associações informais e comunidades sem fins lucrativos agora possuem uma nova opção para registrar os seus domínios: o “ong.br”. A terminação fica disponível para registro a partir do dia 27 de agosto às 15h no Registro.br e é uma iniciativa do NIC.br — Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR.

A criação dessa categoria de domínio é positiva para o segmento de ONGs porque oferece menos restrições para o registro. Criada como um domínio do tipo genérico, o “ong.br” não exige que o titular seja uma pessoa jurídica, como acontece com o “org.br”. Portanto, qualquer iniciativa que se identifique com essa terminação pode registrar seu domínio. Seja ela uma comunidade, uma organização, um grupo ou até mesmo um indivíduo que tenha uma causa.

Ao mesmo tempo que o NIC.br criou o “ong.br” para permitir que todas as iniciativas sem fins lucrativos tenham uma opção de domínio que os represente, também criou regras para proteger os proprietários de domínios com final “org.br”. Somente os titulares de domínios “org.br” poderão registrar seus nomes na extensão “ong.br”. O objetivo é evitar que sejam criados domínios homônimos, porém de donos diferentes.

Diretor de Serviços e de Tecnologia do NIC.br, Frederico Neves explica: “Caso uma associação seja titular, por exemplo, do domínio ‘nossogrupo.org.br’, somente o próprio titular poderá registrar ‘nossogrupo.ong.br’, e isso caso ele deseje. Com essa restrição, estamos preservando a unicidade de identidade das associações sem fins lucrativos formais que já possuem domínios ‘org.br’ e, com sua reputação e homogeneidade, fazem do ‘org.br’ um porto seguro na Internet”.

A extensão “org.br” é bastante conhecida e utilizada por instituições não governamentais sem fins lucrativos. No entanto, é restrita às pessoas jurídicas e exige documentação comprobatória para fazer o registro. Outra extensão usada por ONGs e que não oferece a mesma restrição é o “.org”. Por outro lado, é usada por organizações de todos os tipos, não sendo tão específica como o “ong.br”.

O registro de domínios com terminação “ong.br” pode ser feito no Registro.br, entidade que coordena os registros de domínios terminados em .br, ao custo de R$ 40 por ano. Ou em outras empresas que registram domínios, com custos que variam conforme a empresa.

Apesar de ambas as opções terem suas vantagens, um diferencial do Registro.br é a possibilidade de redirecionar o domínio, gratuitamente, para qualquer rede social ou URL externa. O procedimento é fácil e está disponível neste nosso artigo.