NIC.br

Ir para o conteúdo
05 SET 2018

Estão abertas as inscrições para o VIII Fórum da Internet no Brasil


Cine Planeta - 04/09/2018 - [gif]


Assunto: VIII Fórum da Internet

Sessões plenárias e workshops compõem a programação do evento, e englobam temas como inclusão digital, liberdade de expressão e cibersegurança

A 8ª edição do Fórum da Internet no Brasil está com inscrições abertas a partir de hoje. O evento, promovido anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, será realizado de 4 a 7 de novembro no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia (GO), e contará com workshops que abordarão temas como privacidade e proteção de dados, evolução da governança da Internet, liberdade de expressão, cibersegurança, inclusão digital, mercado de trabalho, Internet e jurisdição, mulheres na governança, entre outros.

Os interessados em participar já podem inscrever-se gratuitamente pelo sítio https://forumdainternet.cgi.br/. “Temos o objetivo de inovar a cada edição do Fórum trazendo à tona discussões pertinentes e atuais sobre temas que dizem respeito à governança da Internet no Brasil. É um espaço onde conseguimos unir representantes de vários setores. O papel do CGI.br é incentivar o diálogo transparente entre todos e ajudar o país a ter uma Internet cada vez mais democrática e colaborativa. Estamos muito animados para mais um ano de trabalho”, diz Hartmut Glaser, secretário executivo do CGI.br.

As atividades da 8ª edição do Fórum começam no dia 4 de novembro com o “Dia Zero” – que traz atividades auto organizadas por entidades dos diferentes setores participantes do evento. Nos dias seguintes a programação seguirá com participações de destaques em sessões plenárias, que tratarão de temas como Acervos Digitais; Internet e Eleições; Plataformas e Mercado de Dados na Internet, entre outros. Durante o Fórum também será lançada a publicação da pesquisa TIC Domicílios 2017, conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Os 27 workshops selecionados para esta edição foram escolhidos a partir da chamada de propostas, realizada no primeiro semestre do ano. “Damos os parabéns a todos os proponentes de workshops submetidos ao Fórum pela alta qualidade das propostas e também à Comissão de Avaliação pelo ótimo resultado da seleção com diversidade regional e setorial plenamente atingidas. Teremos certamente um ótimo Fórum na cidade de Goiânia”, afirmou José Luiz Ribeiro Filho, conselheiro do CGI.br e coordenador do GT para o Fórum da Internet.

A lista completa com os workshops selecionados pode ser acessada pelo sítio: https://forumdainternet.cgi.br/workshops-selecionados.

Sobre o Fórum
Promovido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) desde 2011, o evento caracteriza-se por seu formato multissetorial, pelo seu caráter itinerante e por propiciar um espaço de diálogo com a participação de representantes do setor governamental, setor empresarial, comunidade científica e tecnológica, terceiro setor, e comunidade de desenvolvedores e usuários da Internet. Principal encontro no País sobre temas relacionados à governança da Internet e atividade preparatória para a participação brasileira no IGF, será realizado pela primeira vez em ambiente universitário e na região Centro Oeste do País, no Centro de Eventos do campus da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Anote na Agenda
VIII Fórum da Internet no Brasil
Data: 4 a 7 de novembro de 2018
Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás
Endereço: Av. Esperança, s/n – Vila Itatiaia, Goiânia – GO
Inscrições gratuitas: https://forumdainternet.cgi.br/