NIC.br

Ir para o conteúdo
03 ABR 2018

‘Estadão Notícias’: Crise no Facebook pode representar fim da “era da ingenuidade”


Estado de S. Paulo - 30/03/2018 - [gif]


Autor: Emanuel Bonfim
Assunto: Segurança e Privacidade na Internet

Edição desta sexta-feira, 30, debate os efeitos da crise nas empresas de internet, em especial o Facebook. A questão da perda de valor econômico é apenas um dos aspectos. Em jogo está qual o tipo de controle de privacidade as redes sociais são capazes de garantir. Isso poderá mudar o comportamento a longo prazo dos usuários? Segundo Demi Getschko, diretor presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR e colunista do Estadão, a crise pode deflagrar o fim da “era da ingenuidade” nesta relação entre o cidadão comum e as empresas que oferecem este tipo de serviço. Na entrevista, Demi diz que ainda é cedo para avaliar se o Facebook irá acabar, mas lembra que “o poder na rede é algo fluido”.

“Certamente dados foram abusados. Mas eu acredito que o que fez a Cambridge Analytica foi usar portas que o Facebook já provia. Nós já tínhamos os dados sendo disponibilizados de uma forma certamente inadequada. A coisa é mais complexa do que parece. Agora estão tentando fechar as brechas, mas de qualquer forma os dados nossos já estariam lá expostos há algum tempo”, avalia Getschko.

Ouça em http://brasil.estadao.com.br/blogs/estadao-podcasts/estadao-noticias-crise-no-facebook-pode-representar-fim-da-era-da-ingenuidade/.