NIC.br

Ir para o conteúdo
13 SET 2000

Entidade que regulamenta nomes e números da rede terá votação em outubro






Arquivo do Clipping 2000

Veículo: O Estado de São Paulo
Data: 13/09/2000
Assunto: eleições ICANN

Brasileiros representam América Latina em eleição direta mundial

 Mais uma fase foi cumprida nas primeiras eleições diretas mundiais da História, que vão se realizar de 1.º a 10 de outubro pela Internet. Trata-se da eleição, por internautas de todo o mundo, de novos representantes dos cinco continentes no conselho da Icann - sigla em inglês da Corporação Internet para Nomes e Números Designados -, uma das três entidades internacionais de regulamentação da Internet. Três mil e seiscentos eleitores latino-americanos - ou seja, todos aqueles que se inscreveram para votar e validaram suas inscrições - acabam de escolher os dois candidatos independentes, autonominados, que vão compor a cédula oficial da votação para a América Latina e Caribe, juntamente com os três indicados pela própria Icann.

São brasileiros os dois latino-americanos escolhidos pelos eleitores da região: Cláudio Menezes, de Brasília, e Aluísio Nunes, do Rio de Janeiro. Eles disputaram com outros cinco latino-americanos o direito de ter o próprio nome inscrito como candidato na cédula oficial da eleição. As regras definem que há um limite de sete candidatos por continente, mas a América Latina não conseguiu atingir esse limite, nem a África.

Os sete independentes latino-americanos que se candidataram em agosto precisavam obter 2% dos votos válidos (72 votos, neste caso) em pelo menos dois países do continente. Só Menezes (922) e Nunes (73) conseguiram.

Agora, até 30 de setembro os membros-eleitores do Icann poderão interagir com os candidatos no website da organização (http://www.icann.org). Cinco diretores serão eleitos diretamente entre 1.º e 10 de outubro, um para cada continente (os outros são América do Norte, Ásia/Pacífico, Europa e África).

Além dos dois independentes recém-escolhidos, a cédula oficial para a América Latina tem os nomes dos três candidatos indicados pela própria Icann: o coordenador do Comitê Gestor de Internet no Brasil, Ivan Moura Campos, e seus colegas no Chile, Patricio Poblete, e no Uruguai, Raúl Echeberría. Como mais de 80% dos eleitores inscritos na Icann pela América Latina e pelo Caribe são brasileiros, já que a Internet brasileira responde por mais de 50% da rede na região, é muito provável que um dos três candidatos brasileiros seja eleito.

O mais conhecido dos três é Moura Campos, ex-secretário de Política de Informática e Automação do governo federal.