NIC.br

Ir para o conteúdo
10 OUT 2018

Endereços IPv4 acabam em janeiro de 2020 na América Latina


Convergência Digital - 09/10/2018 - [gif]


Autor: Roberta Prescott
Assunto: 10 anos do IPv6.br

O esgotamento dos endereços IPv4 ganhou uma breve sobrevida: do fim de 2019 para janeiro de 2020. O adiamento do esgotamento deveu-se à devolução e à recuperação de endereços, conforme explicou Ricardo Patara, gerente de recursos de numeração internet no Registro.br, durante evento de comemoração dos dez anos do IPv6, realizado nesta terça-feira (09/10) em São Paulo.

Os endereços IPv4 têm um espaço finito, com conjuntos numéricos de 32 bits e possibilidade de endereçar até 4 bilhões de dispositivos. Já o IPv6, apesar de também ser um enderaçamento finito, compõem-se de conjuntos numéricos de 128 bits, aumentando drasticamente a quantidade para 18 quintilhões de dispositivos/redes.
 
As estimativas do NIC.br apontam que 93% das organizações ASN (sistemas autônomos) possuem IPv6. “A porcentagem de utilização de IPv6 frente à IPv4 no Brasil era, até meados de 2015, muita baixa, mas aumentou consideravelmente”, disse Patara, explicando que o avanço se deu após iniciativas diretas do NIC.br, que tiveram impacto a partir de meados de 2015 e proporcionaram uma curva intensa de crescimento.

Hoje distribuição de IPv4 se dá apenas para novos entrantes na América Latina e no Caribe. As fases de esgotamento foram feitas com base nos endereços livres e, atualmente, existem mais ou menos 2,8 milhões de endereços desocupados. No ritmo que está hoje, os endereços IPv4 se esgotam em janeiro de 2020, não sendo mais possível obter endereço IPv4 após disto.

O estoque do LACNIC acabou aumentando, segundo Patara, devido às devoluções de endereços. Se estoque crescer, a data de janeiro de 2020 pode, inclusive, ser postergada.