NIC.br

Ir para o conteúdo
19 ABR 2008

E-mail com vírus prejudica marcas e consumidores






O Estado de S. Paulo - Economia & Negócios - 19/04/2008 - [ gif ]
Autor: José Henrique Lopes
Assunto: Segurança Online

Mensagens falsas viram praga na internet e causam grandes danos a empresas e internautas desavisados

Na terça-feira, a rede de varejo Ponto Frio mandou um e-mail de alerta aos consumidores. O objetivo era avisá-los de que mensagens que vinham sendo enviadas em nome da empresa, e que prometiam brindes, eram falsas. Como algumas pessoas chegaram a procurar as lojas com o e-mail em mãos para checar a veracidade da suposta promoção, o Ponto Frio decidiu alertar os consumidores.

O episódio é mais um exemplo de um problema que está se tornando rotina no País, as fraudes virtuais praticadas com o envio de e-mail falsos. Prêmios, promoções, boatos, intimações de órgãos públicos... Tudo pode estar em mensagens enviadas ao internauta com o objetivo de invadir seu computador.

Só no primeiro trimestre, foram informados ao Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br), 29.923 incidentes relacionados à segurança na internet, um crescimento de 61% em comparação a igual período de 2007. Nem todas as ocorrências, porém, são de fraudes realizadas por e-mail - embora essas sejam a maioria. Nesses números estão incluídos também casos de contaminação de computadores por vírus e programas maliciosos, roubo e vazamento de informações pessoais. E esses são procedimentos - chamados de engenharia social - que podem ocorrer durante compartilhamento de arquivos entre computadores e visitas a sites.

Em 2007, o total de ocorrências informadas ao Cert.br chegou a 160 mil. O pico, porém, foi registrado em 2006, quando as estatísticas passaram de 68 mil (em 2005) para 198 mil. O advogado Renato Ópice, especialista em Direito Eletrônico, tem um palpite para explicar tamanho salto: a massificação da internet de banda larga no Brasil.

O QUE FAZER
Ao notar uma mensagem suspeita na caixa de e-mails, o usuário deve ter cautela. Afinal, pode estar diante de um tipo de fraude chamado phishing. O nome é esse porque a intenção de quem pratica o golpe é "pescar" o internauta. Essas mensagens trazem a orientação para que o usuário clique em um link. Ao fazer isso, ele poderá ser direcionado a uma página de internet falsa (onde corre o risco de ter dados e senhas roubados) ou terá de baixar um arquivo, que, na verdade, é um programa nocivo ao computador, chamado malware.

Para evitar o problema, os especialistas são unânimes na recomendação: desconfiar. "Mesmo que o e-mail tenha sido enviado por um rementente conhecido", diz Gastão Mattos, coordenador do Movimento Internet Segura. De acordo com o Procon, as empresas que têm seu nome usado nessas mensagens pouco podem fazer, pois a responsabilidade pela fraude recai sobre quem a pratica.

EVOLUÇÃO
Até pouco tempo, o mais comum era o envio das mensagens positivas, como anúncios de prêmios ou descontos. Mas, segundo Leonardo Scudere, autor do livro Risco Digital, tornaram-se comuns também as mensagens negativas, em que o usuário recebe falsas notificações de órgãos públicos. Os casos mais comuns são avisos de cancelamento de documentos.

Uma terceira modalidade é a de e-mails que remetem a temas atuais. São promessas de fotos e vídeos "inéditos" de acontecimentos de ampla repercussão, como assassinatos e acidentes. Ontem, a redação doEstado recebeu um e-mail relacionado ao assassinato da menina Isabella Nardoni. Especialistas consultados confirmaram que se tratava de um golpe.

Os preços baixos dos computadores e a expansão da banda larga levam cada vez mais brasileiros à internet. Quem já usa a internet está aprendendo a se proteger dos golpes, e isso faz com que o problema se concentre na população que ainda está chegando a esse novo mundo. "De nada adianta zelar pela integridade de quem já usa a internet se, a cada dia, milhões de pessoas desembarcam na internet", afirma Gastão Mattos. "Nesse processo de educação, a responsabilidade de pais e educadores é essencial."