NIC.br

Ir para o conteúdo
18 ABR 2008

Domínios"com.br" agora também para pessoas físicas






Risk Report - 18/04/2008 - [ gif ]
Assunto: Domínios

O Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br - anuncia que a partir de 1º de maio o domínio "com.br", destinado a atividades comerciais genéricas na Internet, também poderá ser registrado sob um CPF. A partir dessa data, os brasileiros com atividades comerciais e afins poderão realizar o registro, até então restrito a pessoas jurídicas. Inicialmente o "com.br" será o único da categoria genérica, que permitirá registro tanto com CNPJ quanto com CPF.

A mudança é resultado do grande número de solicitações de usuários feitas ao Registro.br e também do reconhecimento da informalidade da economia brasileira. "O CGI.br fez a alteração pensando nas pessoas físicas sem a opção de um registro com a finalidade comercial abaixo do ".br" e na crescente importância da Internet nos negócios", explica Frederico Neves, diretor de Serviços e Tecnologia do Registro.br.

Pessoas físicas responsáveis por domínios "com.br" estarão sujeitas aos mesmos procedimentos das entidades cadastradas previamente. A decisão do Comitê deve contribuir para a manutenção da taxa de crescimento do "com.br", que em 2007 foi de 20,5%.

Os domínios ".br" já somam 1,2 milhão, conseqüência da maior penetração da Internet na sociedade brasileira. Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2007, o número de internautas no país chegou a 34% no ano passado, um aumento de 6 pontos percentuais em relação a 2006.