NIC.br

Ir para o conteúdo
18 ABR 2019

Domínio .br completa 30 anos com mais de 4 milhões de registros


TecMundo - 18/4/2019 - [gif]


Autor: Felipe Autran
Assunto: 30 anos do .br

Esta quinta-feira (18) marca o aniversário de 30 anos de domínio .br, que atualmente conta mais de 4 milhões de registros, sendo o sétimo domínio de topo de país mais popular do mundo. A data foi comemorada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entidade sem fins lucrativos responsável pela operação do domínio.

Para a ocasião, o NIC.br publicou alguns vídeos mostrando dados e números da história da internet no Brasil. Mesmo antes de a rede ser implementada no país, a terminação já era utilizada para identificar as máquinas de universidades que operavam no ambiente acadêmico da época. Essa história foi contada por Demi Getschko, diretor do NIC.br e um dos pioneiros da internet brasileira: https://youtu.be/u2CX-r5T7Hg.

Com a popularização da rede, foram criados subdomínios para identificar categorias específicas ou municípios. "Outra razão relevante para registrar um '.br' é saber que o NIC.br investe suas receitas em ações que visam a melhorar a Internet no Brasil”, diz Getschko no vídeo. A entidade promove cursos de capacitação, produz pesquisas e opera Pontos de Troca de Tráfego.

No vídeo abaixo, você pode conferir ainda mais detalhes sobre a implementação do domínio e o crescimento da internet no Brasil durante esses 30 anos: https://youtu.be/cGeKlwVbCNk.