NIC.br

Ir para o conteúdo
27 JUL 2000

Do Brasil para o mundo






Arquivo do Clipping 2000

Veículo: TCInet
Data: 27/07/2000
Assunto: eleições ICANN

Comitê Gestor quer levar modelo brasileiro para o ICANN

Monica Miglio

A campanha para eleger um membro brasileiro para a diretoria do ICANN está ganhando novos adeptos. Desde o início da divulgação o número de brasileiros que se tornaram membros At-Large do ICANN aumentou de 94 para 4.900.

Os números foram divulgados pelo representante dos usuários no Comitê Gestor, Raphael Mandarino, em entrevista ao TCInet. "Enquanto o número de brasileiros cadastrados aumentou drasticamente, os membros At-Large do México, Argentina e Chile se mantiveram estáveis e respectivamente com 280, 230 e 70 membros cadastrados", conta.

Mandarino, que esteve na última reunião do ICANN realizada no Japão, diz que o modelo adotado no Brasil para administrar as resoluções da Internet no país gera muito interesse internacional. "Acredito que se o nosso candidato ao ICANN for eleito poderemos levar o modelo brasileiro para a entidade e por que não para o mundo?", opina.

Outro ponto que gerou polêmica na última reunião do ICANN foi a questão de marcas X domínios. Segundo o representante do Comitê Gestor, o modelo adotado no Brasil e administrado pela Fapesp foi implementado tendo como base os acertos e erros cometidos em outros países do mundo. "Este fator pode explicar porque temos somente cinqüenta reclamações e ações judiciais sobre a questão em mais de 300.000 domínios registrados", acredita.

Raphael Mandarino destaca ainda a importância de ter um representante brasileiro na entidade. "O ICANN é uma solução americana para um problema mundial, ou seja, os representantes até agora votam pelos interesses dos Estados Unidos na questão. Se isso não mudar, somente um país terá supremacia e vamos estar sempre a reboque das resoluções", opina.

A escolha do representante da região formada pela América Latina e pelo Caribe será feita através de voto direto. Para participar, os internautas devem se cadastrar gratuitamente no site do ICANN até o próximo dia 31 de julho.