Diadema realiza palestra sobre o futuro da internet no Brasil
Portal Diadema - 06/10/2011 - [ gif ]
Autor: Enio Taniguti
Assunto: Evento
Será realizada hoje, quinta-feira, dia 6 de outubro, palestra com o professor da Universidade Federal do ABC, Sérgio Amadeu, para discutir o futuro da internet no Brasil que poderá mudar suas características atuais em razão das novas realidades geradas pelo mundo da informação e da tecnologia digital. Amadeu presidiu o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação do governo federal; é membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil e desenvolve pesquisas e trabalhos, entre outros, sobre cidadania e exclusão digital e economia informacional.
Para ele, a ameaça à quebra da neutralidade da rede mundial de computadores poderá, como conseqüência, criar impedimentos para o acesso à informação, à comunicação e à inovação de produtos e processos tecnológicos. “Podemos num curto espaço de tempo ter uma internet transformada em um canal a cabo, onde o usuário terá que pagar, além do acesso, para ver, ouvir, ou se comunicar. Ou pior, sofrer sanções do Estado por baixar um simples vídeo, como hoje acontece na França. Isso é uma ameaça à cidadania e o fim do que conhecemos hoje sobre o que é internet”, disse Amadeu.
Segundo o professor, as tecnologias utilizadas para o aperfeiçoamento da internet podem proporcionar um quadro diferente do que se configura como ameaça à rede. No caso do Brasil, ele defende que o governo federal realize a implantação da infraestrutura básica para banda larga e ofereça esse serviço de maneira regulada pelo estado, não só para as grandes empresas de telecomunicações, mas também para o poder público local e aos pequenos e médios provedores.
”O acesso a internet tem que ser considerado como um serviço público, como hoje é a energia elétrica e o saneamento básico. Estamos em uma era que denomino como a da sociedade informacional, onde as redes digitais são fundamentais tanto no aspecto econômico, como social e cultural. Por isso, quanto mais um país investir nesse campo mais apto estará para gerar emprego, renda e melhoria na qualidade de vida”.
Serviço
Palestra – "Como garantir que a Internet continue Livre, Universal e de Acesso Público", com Sérgio Amadeu
Dia 06 de outubro, quinta, às 19h
Auditório do Quarteirão da Saúde
Avenida Antonio Piranga, 700 – Centro