Curso capacita provedores sobre novo protocolo da Internet
ANID - 16/09/2011 - [ gif ]
Assunto: IPv6

“Não há como implantar uma nova tecnologia sem conhecer seu funcionamento”, foi com estas palavras que Rodrigo Regis dos Santos, do NIC.br, ministrou o curso de IPv6 em conjunto com Adilson Florentino da EAM Soft, na sede da Associação Nacional para Inclusão Digital – ANID em João Pessoa. O curso foi promovido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br, no qual reuniu principalmente administradores de redes, engenheiros e técnicos de provedores de internet e operadoras de telecom.
Rodrigo Regis enfatizou a importância em promover esse tipo de capacitação para os provedores de Internet. Confira a entrevista.
Comunicação ANID - Qual a importância/objetivo em promover esse tipo de capacitação para os provedores de Internet?
Rodrigo Regis - No caso da adoção do IPv6, também é necessário compreender as diferenças e mudanças de paradigmas que existem em relação ao IPv4; e com certeza, buscar capacitação sobre esse tema é o primeiro passo para garantir a implantação do IPv6 sem grandes problemas.

C. A. - Como acontece a migração entre os protocolos IPv4 e IPv6?
R. R. - Primeiramente, não iremos falar de migração, pois a princípio não estamos trocando o IPv4 pelo IPv6, visto que nessa fase inicial iremos conviver com os dois protocolos simultaneamente. Deste modo, nós iremos implantar IPv6 de forma gradual na Internet, com o IPv4 ainda em funcionamento.
C.A. - Quais as dificuldades encontradas para a implantação do protocolo Ipv6?
R.R. - As principais dificuldades encontradas são relacionadas a falta de conhecimento sobre o tema e a falta de suporte ao IPv6 em alguns equipamentos. Porém é preciso destacar que esse cenário vem mudando gradativamente.
C.A. - Na sua opinião, a mudança para IPv6 é uma tendência de mercado?
R.R. - Mais do que uma tendência é uma questão de continuidade de negócio. Com o esgotamento dos endereços IPv4 a Internet não irá parar de funcionar, mas terá uma dificuldade grande em continuar crescendo. Portanto, tanto para provedores de acesso quanto provedores de conteúdo, a adoção do IPv6 permitirá que novos usuários se conectem a Internet e que novos serviços possam surgir.

Participantes ressaltam a importância de se capacitar para conhecer e entender o novo protocolo
“É necessário conhecer o novo protocolo IPv6 por causa da escassez do IPv4. Os provedores de internet têm que estar preparados e aptos para receber essa mudança que é uma tendência de mercado. Essa capacitação promovida pelo NIC.br em conjunto com a ANID foi de extrema importância para esse momento de transição”, Willams Torres da Speed Line.
“Através do curso atinamos para a importância das Redes estarem preparadas para o novo protocolo. Quanto mais cedo nossa equipe conseguir entender e planejar esta mudança, menores serão os gastos no processo. A implantação do protocolo IPv6 é necessária e inevitável”, Patricia Correia, coordenadora do Núcleo de Operações de Redes da ANID.
“Os provedores devem ter consciência da essencialidade da utilização do IPv6, a rede deve estar preparada para essa mudança. A tendência é o crescimento. Aprendemos sobre a real necessidade e a urgência dessa alteração nos protocolos da internet. O curso foi bastante proveitoso, veio numa boa hora. O NIC.br e a ANID estão de parabéns”, Alcimar Santos, da Net.com.