NIC.br

Ir para o conteúdo
30 AGO 2018

Cultura, educação e tecnologias em debate


Sesc SP - 28/08/2018 - [gif]


Assunto: Ciclo de Diálogos “Cultura, educação e tecnologias em debate”

Enquanto você lê este texto, muito provavelmente em um computador ou celular, é atravessado por inúmeras mensagens, notificações e chamados de amigos ou conhecidos através das redes sociais advindas da internet. O fato de estarmos conectados através da internet de maneira quase ininterrupta já se tornou corriqueiro e impacta vertiginosamente toda a dimensão social da cultura e da educação.

Refletir sobre como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) impactam na sociedade contemporânea fez unir o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc em São Paulo, o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) para gerar o ciclo de diálogos “Cultura, educação e tecnologias em debate”.

A proposta do ciclo é debater aspectos estratégicos na interface entre cultura, educação e tecnologias, de forma a pautar a criação e a circulação do conhecimento a partir de uma perspectiva afinada com a democracia, a liberdade e a equidade social. Com base em dados produzidos pelo Cetic.br, o cenário de adoção das TIC no Brasil será analisado com ênfase nas desigualdades nessa apropriação, suas motivações e possíveis saídas, tendo em vista o desenvolvimento de políticas públicas culturais e educacionais.

A primeira atividade é proposta para o dia 25/09, com o tema “Cultura Digital: onde estamos para onde vamos?” e irá discutir o cenário mais amplo de inclusão digital no país, tendo em vista as desigualdades no acesso à Internet e seus impactos na produção e fruição de bens e conteúdos culturais on-line. A partir da apresentação de indicadores do Cetic.br que ilustram como os brasileiros de todas as idades e classes econômicas se relacionam com as tecnologias de informação e comunicação, o encontro refletirá sobre as oportunidades e riscos de um mundo conectado.

As outras duas atividades do ciclo serão realizadas nos dias 23 de outubro e 13 de novembro, debatendo os temas: “Conhecimento, habilidades e currículo em uma sociedade da informação e do conhecimento” e “Políticas públicas educacionais e culturais: trajetórias e perspectivas”, respectivamente.

O epicentro conectivo dessas discussões é o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc em São Paulo (CPF/Sesc), um espaço que se molda entre o fazer e o pensar, articulando a produção de conhecimento, a educação e a difusão.

A participação é presencial, mas quando chegar ao CPF/Sesc você pode dar um check-in na sua rede social.

Gustavo Torrezan - Artista, Doutor em Artes Visuais e Pesquisador do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc em São Paulo.