NIC.br

Ir para o conteúdo
05 FEV 2019

Cristo Redentor veste laranja pelo Dia Mundial da Internet Segura


Convergência Digital - 4/2/2019 - [gif]


Assunto: Dia da Internet Segura 2019

O Brasil e mais 150 países celebram nesta terça-feira, 5/2, o Dia da Internet Segura 2019. Ao longo desta semana, o Ministério Público Federal (MPF), a organização não-governamental SaferNet Brasil e outras instituições públicas e civis estão realizando eventos de conscientização sobre o uso seguro e responsável da web e contra a violação online de direitos. No Rio de Janeiro, o dia é lembrado já nesta véspera: nesta segunda-feira, 04/02, o Cristo Redentor será iluminado de laranja, cor da campanha global, num apoio da Arquidiocese do Rio à campanha mundial.

Na sexta-feira (8/2), organizadores brasileiros do Dia se reúnem no Cristo Redentor para promover o evento #InternetMaisPositiva para defender a importância do combate e prevenção das violações online de direitos, muitas facilitadas por quem compartilha dados e imagens pessoais sem segurança. Líderes de instituições públicas e civis vão divulgar formas de conscientizar a sociedade para evitar casos como agressões virtuais recentes contra uma jornalista negra e a filha adotiva de um casal de atores. Os visitantes do local poderão neste dia se informar sobre cidadania digital e apoiar a causa se fotografando junto da moldura promocional do Dia da Internet Segura.

Todo ano, o Dia da Internet Segura (SID na sigla original) tem um lema e, nesta edição 2019, esse slogan será #InternetMaisPositiva. Esse lema reforça a defesa do respeito à pluralidade na internet, em especial nas redes sociais. Uma pauta comum das instituições que apoiam o Dia da Internet Segura é o combate a crimes cibernéticos como a incitação ao racismo e a difusão de pornografia infanto-juvenil, que, no Brasil, são reprimidas pelo MPF, que tem núcleo nacional especializado nessas frentes há mais de sete anos, e por polícias e organizações da sociedade civil como a ONG SaferNet Brasil, promotora de cada edição do SID junto com o Comitê Gestor da Internet (CGI.br).

“Essa data é importante para nos lembrar da consciência que todos devem ter ao usar a internet, a agirmos de forma respeitosa e cuidadosa no ambiente virtual”, afirma a procuradora regional Neide Cardoso de Oliveira, coordenadora nacional do Grupo de Apoio sobre Criminalidade Cibernética (GACC/MPF) – há ainda grupos especializados do MPF nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Além da ação no Rio, haverá 46 eventos em 39 cidades, como o SID 2019 HUB Brasil, que reunirá autoridades e especialistas, com a presença do MPF, em São Paulo (v. abaixo), e mais de uma dezena de ações promovidas por jovens embaixadores da Internet Segura (jovens capacitados em 16 estados em defesa da causa). No Rio Grande do Sul, haverá uma nova edição do projeto “Segurança digital: o MPF vai até você”, com caminhadas de conscientização pela tarde em municípios do litoral norte.

Em São Paulo, a mobilização pelo Dia da Internet Segura 2019 será sediada no auditório do ed. Bolsa de Imóveis (Av. das Nações Unidas, 11.541). A partir das 9h, haverá mesas e palestras sobre temas como desinformação, segurança digital, inteligência artificial e saúde emocional em tempos de conexão constante. O MPF estará representado pela coordenadora adjunta do GACC, Fernanda Domingos, na abertura do SID 2019 HUB Brasil. Mais informações: https://www.diadainternetsegura.org.br/