NIC.br

Ir para o conteúdo
21 MAR 2000

Corporações são prato cheio para hackers






Arquivo do Clipping 2000

Veículo: Computer World
Data: 21/03/2000
Assunto: segurança na Internet

Daniela Braun

Engenheiros integrantes do Nic Br Security Office (NBSO), órgão coordenador de incidentes de segurança na Internet brasileira, alertaram que muitas corporações ainda serão alvo dos ataques dos hackers. Segundo a entidade, somente neste primeiro trimestre, já foram computadas mais de 1.000 tentativas de invasões no país. A advertência foi feita durante o Security Forum, evento sobre segurança, realizado na capital paulista.

Segundo os engenheiros Klaus Jessen e Cristine Hoepers, redes com disponibilidade de banda e máquinas conectadas 24 horas são o prato cheio para invasões, desde que não estejam bem resguardadas. E pelo que prevê o NBSO, muitas corporações brasileiras ainda devem fazer parte das estatísticas do grupo.

De janeiro a dezembro de 1999, o NBSO registrou 3107 ataques e 1100 reclamações de spams ,de acordo com informações recebidas por usuários e administradores de redes. Observando a estatística do primeiro trimestre deste ano, até o momento, já foram reportadas 1178 invasões, Klaus Jessen acredita as invasões aumentarão progressivamente em 2000.

Criado em junho de 1997, o NBSO (www.nic.br/nbso.html) realiza um trabalho voluntário de suporte a administradores de redes, em relação a invasões. O grupo assemelha-se ao Coordination Emergence Response Team (CERT) que surgiu nos Estados Unidos, em 1988, época do Internet Worm (verme da Internet), quando os americanos deram-se conta da vulnerabilidade da grande rede