NIC.br

Ir para o conteúdo
08 FEV 2008

Confirmado: Principais Ameaças na Internet e Recomendações para Prevenção






PSL Brasil - 08/02/2008 - [ gif ]
Assunto: Segurança

Palestra que apresentará dados sobre as atividades maliciosas mais freqüentes e abordará os fatores que levam uma pessoa a ser vítima de ataques e fraudes. Também serão apresentadas recomendações para prevenção e redução dos riscos durante a utilização da rede.

A palestrante, Cristine Hoepers, é Analista de Segurança Senior e Gerente do CERT.br, é formada em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutoranda em Computação Aplicada, com ênfase em segurança, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Trabalha com Tratamento de Incidentes de Segurança no CERT.br desde 1999, onde tem se dedicado à conscientização sobre os problemas de segurança, tanto para administradores de redes, quanto para usuários finais de Internet. Também é foco de seu trabalho no CERT.br o apoio para a criação de novos Grupos de Resposta a Incidentes de Segurança (CSIRTs) no Brasil. Cristine possui a Certificação “CERT Certified Computer Security Incident Handler”, é instrutora autorizada dos cursos do CERT Program, da Carnegie Mellon University. Ministrou palestrante sobre os temas Tratamento de Incidentes, Fraudes na Internet, Implantação de CSIRTs, Honeypots e Honeynets em eventos nacionais e internacionais, como IGF, ITU Telecom, APWG, London Action Plan, MAAWG, LACNIC, FIRST e AusCERT.

Klaus Steding-Jessen é formado em Engenharia de Computação pela UNICAMP e está cursando doutorado em Computação Aplicada, com ênfase em segurança, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Como Analista de Segurança Senior e Gerente Técnico do CERT.br trabalha com tratamento de incidentes de segurança e com o desenvolvimento de ferramentas que permitam, através de honeypots e honeynets, entender melhor os ataques atuais e correlacionar estes dados com aqueles dos incidentes de segurança reportados ao CERT.br. Tem, também, trabalhado no apoio à implantação de novos CSIRTs no Brasil. Klaus tem sido palestrante em diversos eventos sobre os temas de seguranca da informação, honeypots, honeynets e perícia de crimes por computador. É certificado “CERT Certified Computer Security Incident Handler” e instrutor dos cursos do CERT Program, da Carnegie Mellon University, oferecidos no Brasil.

Marcelo Chaves é formado em Ciência da Computação pela UFOP e é mestre em Computação Aplicada, com ênfase em segurança, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Como Analista de Segurança do CERT.br trabalha com tratamento de incidentes de segurança e com o desenvolvimento de ferramentas para implantação e análise de dados coletados por honeypots. Marcelo tem sido palestrante em eventos no Brasil e no exterior sobre os temas de seguranca da informação, honeypots, honeynets e fraudes via Internet. O CERT.br — Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil — é um grupo especializado em segurança, mantido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil desde 1997.

Além de tratar incidentes de segurança, o CERT.br realiza atividades de apoio a administradores de redes e usuários de Internet no país. Destacam-se a produção de documentos sobre segurança de redes, a manutenção de estatísticas sobre spam e incidentes no Brasil e o desenvolvimento de mecanismos de alerta antecipado para redes possivelmente envolvidas em atividades maliciosas. O CERT.br atua na conscientização sobre os problemas de segurança, na correlação de eventos na Internet brasileira e auxilia no estabelecimento de novos Grupos de Resposta a Incidentes (CSIRTs) no Brasil.