NIC.br

Ir para o conteúdo
25 FEV 2019

Conferência: Crianças e Jovens Portugueses no Contexto Digital


Universidade Nova de Lisboa - 25/2/2019 - [gif]


Assunto: Pesquisas TIC

Conferência discute os ambientes digitais de crianças e jovens portuguese

Quatro em cada cinco internautas portugueses entre os 9 e os 17 anos usa a internet todos os dias para ouvir música e ver vídeos e três em cada quatro usa-a diariamente para se comunicar com amigos e familiares. Neste ambiente de oportunidades, o reverso também existe: 23 por cento assinalam terem vivido no último ano situações na internet que incomodaram e perturbaram.

Estes e outros resultados do mais recente inquérito EU Kids Online serão apresentados e discutidos na conferência Crianças e Jovens Portugueses no Contexto Digital, que se realiza no próximo dia 28 de fevereiro, na Universidade NOVA de Lisboa.

Para Cristina Ponte, da NOVA FCSH e coordenadora da equipa portuguesa da rede EU Kids Online, este estudo permite caracterizar o atual contexto digital vivido pelos mais novos e que é dominado pelos meios móveis: o uso diário do smartphone para aceder à internet mais do que duplica esse acesso diário por computador. “Esta situação é praticamente o contrário do que se verificava no último estudo, de há quatro anos”, observa.

Como sublinha: “Aumentou a oferta digital e aumentaram também as oportunidades e os riscos. Por isso, as competências digitais ultrapassam o manejo das tecnologias: há que saber procurar e avaliar informação, saber comunicar com outros nas redes sociais, tirar partido das potencialidades tecnológicas para se expressar criativamente e para participar na vida social. E também importa ser capaz de ‘desligar’, contra a pressão da própria dinâmica do meio”.

A experiência do cyberbullying, a que mais incomoda, ou a exposição crescente a conteúdos negativos - como incitação à anorexia ou a mensagens de ódio - são algumas das situações de risco analisadas. A estas juntam-se novos constrangimentos, como o sharenting, as práticas crescentes de pais que partilham imagens dos filhos nas redes sociais sem o seu consentimento.

Cristina Ponte destaca que os resultados deste estudo permitem dar conta de diferenças associadas não só à idade dos utilizadores mas também ao género: “Existe uma diferença significativa entre rapazes e raparigas no que diz respeito ao controlo parental e à relação com a família e escola em situações de perigo. As raparigas são mais alvo de atenção familiar do que os rapazes e também procuram mais o apoio familiar, quando encontram problemas na internet.”

Na sua diversidade, estes resultados, aponta a investigadora da NOVA FCSH, são importantes para uma reflexão que deve envolver as próprias crianças e jovens, as suas famílias, professores e profissionais que com eles lidam, bem como a indústrias e responsáveis por políticas de bem-estar e de segurança. O programa desta Conferência teve esse objetivo presente.

A participação na conferência, aberta ao público, é gratuita estando sujeita à limitação da sala onde vai decorrer. Os participantes receberão certificado de presença e terão acesso ao relatório do estudo. O programa e o formulário para inscrição podem ser acessados pelo site https://fcsh.unl.pt/eukidsonline/

Nota metodológica

O inquérito EU Kids Online foi aplicado em escolas públicas e privadas de todo o país, incluindo Açores e Madeira, numa amostra representativa composta por 1974 rapazes e raparigas dos nove aos 17 anos. O trabalho de campo, realizado pela GfK, decorreu entre março e junho de 2018. Os questionários, de auto-preenchimento, foram aplicados em salas equipadas com meios informáticos, sob supervisão de entrevistadores. Os resultados portugueses irão contribuir para a base de dados europeia que reúne respostas de mais 19 países europeus a um mesmo questionário. Os resultados europeus serão disponibilizados em 2019.

A rede EU Kids Online

A rede EU Kids Online, surgida em 2006, é reconhecida a nível internacional como fonte geradora de dados de elevada qualidade e comparabilidade no que se refere a oportunidades e riscos da internet para crianças e jovens. Reunindo 33 países europeus, a rede apresenta uma perspetiva multidisciplinar e multi metodológica sobre a segurança na internet. O impacto da rede EU Kids Online assenta na solidez da sua experiência de mais de dez anos de investigação e está na origem da rede Global Kids Online, dinamizada pela UNICEF. Mais informações em https://www.eukidsonline.net/.

CONFERÊNCIA EU KIDS ONLINE

Crianças e jovens portugueses no contexto digital

28 de fevereiro de 2019 - Das 9h às 18h

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH)

Avenida de Berna, 26 - C. Lisboa

Sala Multiusos 2

Entrada gratuita mediante inscrição pelo email eukidsonlinept@gmail.com ou pelo site

Programa:

08:45 - 09:15 – Registo dos participantes

09:15 - 09:45 - Sessão de abertura

Susana Trovão – Subdiretora para a Investigação da NOVA FCSH

Ana Cristina Neves - Diretora do Departamento da Sociedade da Informação da FCT

Luisa Gueifão - Presidente da DNS.PT

Maria João Horta - Subdiretora da Direção Geral de Educação (DGE)

09:45 - 11:15 - Apresentação geral do estudo

Moderação: Ana Aranha – Comissão Nacional de Promoção de Direitos e Proteção de Crianças e Jovens (CNPDPCJ)

Apresentação: Cristina Ponte e Susana Batista

Comentários:

Catarina Oliveira – Membro do grupo Líderes Digitais, painel de jovens do Programa SeguraNet/DGE

Sofia Rasgado - Coordenadora do Consórcio Internet Segura, FCT

Debate

11:15 - 11.30 – Pausa Café

11:30 – 13:00 – Os resultados por grupos de idade

Moderação: Cláudia Lobo - Visão Júnior

Apresentação: Patrícia Dias e Rita Brito

Comentários:

Ivone Patrão - Psicóloga clínica, ISPA

Tito de Morais - MiúdosSegurosna@Net

Debate

13:00 – 14:00 – Pausa Almoço

14:00 - 15:30 – Os resultados na perspetiva de género

Moderação: Sofia Branco - Agência Lusa

Apresentação: Eduarda Ferreira e Daniel Cardoso

Comentários:

Maria João Silva - Escola Superior de Educação de Lisboa

Cristina Milagre - Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade

Debate

15:30 - 15:45 – Pausa Café

15:45 – 17:00 - Mediações familiares, da escola, dos pares

Moderação: Christiana Martins - Semanário Expresso

Apresentação: José Alberto Simões e Teresa Sofia Castro

Comentários:

Tiago Lapa - Sociólogo, ISCTE

Jorge Santos – SeguraNet/DGE

Debate

17:00-18:00 – Sessão final - Cruzando olhares

Moderação: Cristina Ponte

Fábio Senne - Coordenador de Pesquisas do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br)

Margarida Gaspar de Matos - FMH, UL: Os resultados à luz dos comportamentos e estilos de vida de adolescentes portugueses