Computadores e internet estão longe dos lares brasileiros
AdNews - 29/07/2010 - [ gif ]
Autor: Leonardo Pereira
Assunto: Pesquisa TIC
Em 2009, 68% dos brasileiros não tinham computador em casa. É o que mostra a 5ª Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) baseado em respostas de 19.998 entrevistados entre setembro e dezembro de 2009.
O estudo também revela que poucos brasileiros têm acesso à internet. Apenas 24% da população possuem conexão em casa, sendo que, em áreas rurais, a marca cai para 6%. Quando a renda ou a classe social são levadas em conta, os números caem ainda mais. Somente 3% das pessoas com receita inferior a R$ 465, ou das classes D e E, podem navegar de casa.
A quantidade de pessoas que acessa internet de casa é quase a mesma daquelas que procuram lanhouses. O estudo mostra que 48% dos internautas estão na rede sem precisar ir à rua, enquanto 45% dependem de algum "centro público de acesso pago" (internet café, lanhouse ou similar).
O preço é um dos principais fatores para a falta de computador e de internet nos lares do Brasil. Segundo a pesquisa, dos 13.541 domicílios sem o aparelho, 74% atrelaram o fator custo como decisivo para não adquirir um. O mesmo motivo é apontado em relação à web - dos 1.657 domicílios com computador, 48% culparam o preço elevado pela não aquisição do serviço.
O entrave, quando se fala em internet, é mais maleável do que em relação ao computador. Entre os entrevistados, 22% alegaram acessar a internet de outros lugares e, por isso, descartaram o uso domiciliar, e 13% disseram que não há necessidade ou interesse no serviço. Mas a falta de disponibilidade na área de residência também faz diferença – 22% disseram que não têm internet pela falta de cobertura.