NIC.br

Ir para o conteúdo
08 FEV 2019

Como registrar um domínio na internet (passo a passo)


Hospedagem de Sit.es - 7/2/2019 - [gif]


Autor: Roberto Oliveira
Assunto: Registro de domínios .br

O primeiro passo para criar um site é registrar um domínio. É ele que vai ser seu endereço na internet. Fazer o registro de um domínio é uma tarefa fácil e rápida, além de custar muito pouco. Você precisa apenas pagar um valor anual para ter um domínio e assim permitir que as pessoas acessem seu site facilmente.

Sites, blogs e lojas virtuais precisam ter um endereço para que sejam acessados via internet com facilidade. A função do domínio é, basicamente, permitir que as pessoas consigam acessar seu site digitando o endereço dele no navegador.

Sem um domínio seria necessário digitar o endereço IP do servidor para fazer o acesso. O problema é que ele é muito difícil de memorizar. Agora com um domínio fica muito mais fácil do usuário memorizar o endereço do site. Um domínio é um requisito obrigatório para quem deseja criar um site na internet.

Praticamente todas as empresas de hospedagem de sites permitem registrar um domínio, que pode ter diversas extensões diferentes. No Brasil você pode fazer o registro diretamente no Registro.br, um departamento do NIC.br, que tem a atribuição das funções administrativas e operacionais relativas ao .br.

Uma informação importante: Somente pessoas ou empresas brasileiras podem fazer o registro de um domínio com extensão ".br", pois é necessário ter um CPF ou CNPJ válido para efetuar o registro.

Passo a passo para registrar um domínio na internet

Abaixo você confere o passo a passo para registrar um domínio com extensão ".br" através do novo site da Registro.Br:

1. Acesse o site da Registro.br




2. No primeiro campo, digite o nome do domínio que você deseja registrar.




3. Clique no botão "Pesquisar".




4. Se o domínio estiver disponível, você poderá registrá-lo clicando no botão "Registrar".




5. Informe seu CPF ou CNPJ e clique em "Continuar".




6. Preencha as informações solicitadas na tela.




7. Leia o contrato e marque a opção "Li e aceito o contrato, a política de privacidade e os termos de uso", depois clique em "Registrar".




Depois de registrar o domínio pode levar algum tempo até o boleto ser gerado e você conseguir efetuar o pagamento. Assim que o pagamento for processado e o boleto gerado você vai receber um e-mail como na imagem abaixo.

Basta clicar no link recebido via e-mail para gerar o boleto e assim poder efetuar o pagamento do domínio. Não se esqueça que pagamentos via boleto bancário podem demorar até 72h para serem compensados pelo banco.

Passo a passo, em vídeo, para registrar um domínio na internet

Viu como é fácil registrar um domínio? Agora é só contratar uma melhor hospedagem de site e criar seu site, assim todas as pessoas vão poder acessar seu site!

Depois de contratar a hospedagem de sites, você vai precisar configurar o domínio para "apontar" para os servidores da empresa de hospedagem. Para isso, vá até o painel de configurações da Registro.Br e altere a configuração de DNS de acordo com as instruções fornecidas pela empresa de hospedagem contratada.