NIC.br

Ir para o conteúdo
11 MAI 2000

Como registrar domínios na Internet






Arquivo do Clipping 2000

Veículo: PC World
Data: 11/05/2000
Assunto: Registro de domínios

O gerenciamento dos nomes de domínios tem várias finalidades: controla endereços duplicados, evita o uso de caracteres inválidos e até impede o cadastro de termos de baixo calão. Revelamos nesta matéria o que é preciso para registrar o seu endereço www.qualquer-coisa.???.br na Internet.

Fábio Koiti

O sistema de nomes de domínio na Internet foi desenvolvido para traduzir os endereços numéricos IP para identificadores mais amigáveis ao usuário. É esse mecanismo que permite o acesso a uma página Web digitando-se www.pcworld.com.br, por exemplo, em vez de uma seqüência numérica como 123.456.789.001. Conheça, então, mais detalhes desse processo aparentemente simples.

Como funciona
O protocolo usado para interligar servidores hosts na Internet é o TCP/IP ou Transmission Control Protocol/Internet Protocol - um conjunto de vários padrões de comunicação formado por dois outros protocolos: TCP e IP.

Para identificar um computador ou um dispositivo numa rede TCP/IP, os administradores de rede associam a eles um endereço IP, que é designado por quatro números separados por pontos; o valor de cada numeral pode ir de zero a 255.

Em vez de acessar os recursos da Internet diretamente por esse endereço numérico, pode-se utilizar o serviço de DNS ou Domain Name System. Ele serve para traduzir para equipamentos e programas de rede o real endereço IP que está associado a um nome (chamado domínio). Isso facilita a configuração de software e hardware para administração de redes, associando nomes mais representativos para os analistas.

Registro.br

Em maio de 1995, o Ministério das Comunicações e o da Ciência e Tecnologia criaram uma entidade governamental para administrar a implantação e o uso da Rede. Surgia o Comitê Gestor (CGI.br) Internet do Brasil, www.cgi.br. No entanto, a atividade de registro e manutenção de nomes de domínio foi delegada pelo CGI.br à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), www.fapesp.br.

Para automatizar o cadastro, agilizar a liberação de domínios e permitir o gerenciamento de informações, a Fapesp criou um site chamado Registro .br (registro.br).