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19 FEV 2015

Como evitar fraudes e uso indevido de dados pessoais


Money Guru - 09/02/2015 - [gif]


Autor: Natalia Padalko
Assunto: Segurança

Se você forneceu dados pessoais por telefone ou fez algum cadastro em um site desconhecido tem grandes chances de sofrer uma tentativa de fraude. Os riscos da exposição dos seus dados aumenta consideravelmente por três motivos: falta de informação, descuido com os documentos e sistemas criados para roubo de dados. Só em novembro de 2014, o Indicador Serasa Experian registrou 175.529 tentativas de fraude no Brasil. O número representa uma fraude a cada 14,8 segundos no país. Entre os principais golpes está o uso indevido de dados pessoais por terceiros para emitir cartões de crédito , comprar aparelhos eletrônicos, financiar automóveis e abrir empresas.

Como se prevenir?

O setor de telefonia conta com 41% do total de tentativas de fraudes e funciona como “porta de entrada“ para os estelionatários. Os golpistas costumam comprar telefones para ter um endereço e comprovar residência. Dessa forma, conseguem abrir contas em bancos, solicitar cartões de créditos  ,pegar talões de cheque e ainda realizar empréstimos  em nome de outras pessoas. Se você seguir as cinco regras abaixo, diminuirá as chances de roubo de suas informações pessoais.

1° Nunca forneça seus dados pessoais para pessoas desconhecidas ou por telefone;

2° Não informe os números dos seus documentos quando participar de promoções e sorteios;

3° Mantenha o antivírus do seu computador atualizado;

4° Não faça cadastros em sites que não sejam de confiança e fique atento às dicas de segurança da página;

5° Procure levar uma cópia autenticada dos seus documentos ao sair de casa

Os perigos da rede

Antes de fornecer seus dados em cadastros na internet, verifique a idoneidade e a segurança dos sites. Miriam Von Zuben, analista de segurança do CERT.BR, recomenda ao usuário acessar sites especializados em tratar reclamações de consumidores insatisfeitos. O consumidor que percebe uma fraude costuma não demorar a espalhar a informação pela rede. “Confirme ainda se o site possui política de privacidade e observe como são tratadas as informações pessoais. Manter o computador sempre atualizado é extremamente importante”, diz a analista de segurança.

criptografia é uma defesa importante contra os golpistas virtuais, segundo Miriam. “Quanto mais usuários usarem criptografia para proteger os dados armazenados, menores serão as chances de textos [como dados pessoais] serem interceptados.

Documentos roubados

Em caso de extravio (perda ou roubo) de documentos, o cidadão deverá fazer um Boletim de Ocorrência e cadastrar um alerta no Serviço de Documentos e Cheques Roubados da Serasa Experian. Esse registro diminui o risco de ter os dados pessoais utilizados por terceiros. “A inclusão do alerta no Serviço da Serasa permite que as informações sejam disponibilizadas imediatamente aos clientes da empresa no país”, diz o superintendente do SerasaConsumisor, Júlio Leandro.

O aviso de documentos roubados permanece no sistema de consultas por dez dias úteis, basta o consumidor enviar, dentro desse prazo, o B.O e uma declaração formal à Serasa.

Saiba como se proteger

O consumidor deverá fazer o registro do extravio ou roubo dos documentos pela internet, no link: www.serasaconsumidor.com.br/servicos-roubo-perda-de-documentos ou pelo telefone (11) 3373 7272 , que funciona todos os dias, das 8h às 20h.

Ao realizar o cadastro, o consumidor ganha automaticamente 15 dias de proteção com o serviço antifraude da Serasa. O MeProteja acompanha 24 horas por dia as movimentações do CPF, caso o número do documento do cidadão seja consultado por alguma empresa, o serviço enviará instantaneamente um SMS para o consumidor que poderá identificar se está sendo vítima de uma fraude. O serviço também envia um relatório por e-mail com informações de entrada ou saída de inadimplência, com o nome da empresa credora, o tipo de dívida e as datas de inclusão da anotação nos bancos de dados. Caso a pessoa identifique qualquer movimentação estranha no seu CPF, deverá entrar em contato com a Central de atendimento da Serasa pelo telefone (11) 3003-6300 .