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03 AGO 2020

Como escolher nomes de loja para começar seu e-commerce?


Nuvem Shop - 31/7/2020 - [gif]


Autor: Camila Ribas
Assunto: Registro de domínios

Quem quer abrir um negócio online tem muitos desafios pela frente. Um deles é saber escolher entre tantos nomes de lojas para começar um e-commerce.

O nome de uma marca deve ser muito bem pensado, já que ele precisa traduzir seus produtos, se comunicar com seu público e criar empatia. Parece difícil, não é? Mais do que difícil, esta é uma etapa complexa do planejamento da sua empresa.

Além de ser a identidade de uma empresa, o seu nome é aquele que será referência para indicações, ajudará na fidelização de clientes e fará com que a marca tenha autoridade e relevância entre consumidores na web.

O problema é que muitos empreendedores acreditam que esse é o primeiro passo para criar uma loja virtual, mas não é bem assim. Para facilitar seu trabalho e ajudar você a fazer a melhor escolha, o ideal é saber exatamente o que é seu trabalho e com quem ele conversa para, só então, pensar em nomes criativos e fáceis de lembrar.

Uma vez que você obedece a esse caminho de processo criativo, você consegue seguir alguns passos que vão levar você ao melhor nome para o seu e-commerce. Quer saber como fazer isso de forma fácil? Confira 5 dicas (e um ponto extra) que vão levar você rumo ao sucesso!

1. Conheça seu público-alvo
Para começar a escolher nomes de loja para começar o seu e-commerce, é essencial que você conheça o seu público-alvo. Entender para quem sua marca trabalha faz com que você consiga pensar em nomes que sejam harmoniosos a essas pessoas e que representem algo a elas.

Uma dica é você observar a concorrência e fazer uma pesquisa com pessoas que atendam ao perfil que você quer atingir. Sugira palavras aleatórias e veja quais são melhor recebidas pelo público. Você também pode pedir para que essas pessoas sugiram algum nome.

Na hora de considerar como sua marca vai se chamar, não se esqueça de escolher algo que seja fácil de lembrar e que não se pareça com algo que já existe, ou você terá ainda mais trabalho para conquistar seu espaço.

2. Tenha uma visão transparente do que é sua empresa
Outro ponto essencial para a escolha de um bom nome para seu e-commerce é ter uma visão clara do que ele será. Ainda que sua loja abranja diversos segmentos, é importante focar em uma área específica para não confundir os clientes e contribuir para a criação dessa identidade.

Por isso, antes de escolher um nome, entenda qual fatia de mercado você quer explorar com mais impacto. Ao contrário do que muitos pensam, segmentar pode, sim, alavancar as vendas de um e-commerce

Além de isso contribuir para que os consumidores relacionem sua marca às necessidades que eles têm, ainda ajuda você nas suas estratégias de Marketing Digital e SEO (Search Engine Optimization), que tem o objetivo de colocar sua loja no topo das pesquisas do buscadores de internet.

3. Escolha um nome para loja virtual que tenha relação com seus produtos
Para facilitar na identificação do público com sua marca, é importante que o nome tenha relação com o segmento dos seus produtos. Faça uma lista de palavras relacionadas à sua atividade e use a criatividade para abrir um leque de opção ao lado de cada uma delas.

Essa atividade chama-se brainstorming, ou “tempestade de ideias”, em tradução ao pé da letra. Ela consiste em anotar toda e qualquer ideia que venha à mente, sem filtros ou julgamentos. Passado um tempo, você pode olhar tudo o que foi anotado e descartar o que não está relacionado com o mercado que você quer atingir.

Quer um exemplo? Se você pretende vender produtos de beleza, cosméticos e maquiagens, precisa escolher um nome para seu e-commerce que faça parte desse universo. Desta forma, sua marca já diz ao consumidor a que veio.

4. Opte por nomes curtos e simples
Para escolher um nome impactante para seu e-commerce, prefira os curtos e objetivos. Nomes menores — de uma ou duas sílabas, por exemplo — podem fixar melhor na memória e ter uma sonoridade melhor do que um nome mais longo e complexo.

Além de contribuir para que os consumidores se identifiquem e lembrem da sua marca, nomes curtos também ajudam na hora de comprar o domínio do seu e-commerce. Endereços eletrônicos muito extensos são facilmente esquecidos e, muitas vezes, podem ser semelhantes a outras marcas.

Por fim, lembre-se de que o nome para loja virtual não deve ter uma grafia muito difícil. Afinal, as pessoas precisarão escrevê-lo para buscar no Google e nas redes sociais, por exemplo. Por isso, simplifique!

5. Prefira nomes atemporais
Eu tenho certeza que você quer que seu negócio faça sucesso por muito tempo, certo? Portanto, na hora escolher nomes de loja para começar seu e-commerce, opte por aqueles que estão além do seu tempo.

Escolher nomes que remetem a memes, piadas ou a assuntos pontuais pode fazer muito sucesso no início. Por outro lado, com o tempo, eles podem cair no esquecimento facilmente. Para evitar esse problema, evite modismos e escolha nomes atemporais e que combinem com o seu negócio em qualquer época.

Quer entender melhor? Observe as marcas de sucesso que atuam no mesmo segmento que você e veja se alguma delas ficou obsoleta com o tempo. As que perduram, invariavelmente, têm nomes impactantes, fáceis de lembrar e sem nenhuma ligação com modismos passageiros.

6. Veja se o nome está disponível para registro
Com o passo a passo acima, você já deve ter escolhido o nome do seu e-commerce, certo? Mas a tarefa não termina por aí. Depois de fazer sua opção, é preciso que você verifique se o nome está disponível no Registro.br e no Internic.

Essa etapa vai mostrar a você se alguém tem o domínio que você gostaria de registrar e se é necessário pensar em alternativas.

Além do domínio, você precisa checar se o nome escolhido pode ser patenteado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Para que tudo dê certo, é preciso que o nome esteja disponível nas duas etapas anteriores.

Marcas que já têm propriedade intelectual protegida não podem ser usadas por terceiros, sob risco de multas e outras sanções judiciais. Para evitar problemas, portanto, fique atento ao registro do nome do seu e-commerce.

Definido o nome da sua loja virtual, hora de registrá-lo. Para saber mais sobre o assunto, confira nosso artigo com o passo a passo: Como registrar o nome e a marca da minha empresa

[Extra] Se necessário, mude o nome
Depois de seguir as dicas listadas, você deve chegar ao nome da sua loja. Todavia, sabemos que as coisas podem mudar com o tempo. Portanto, se acreditar que uma alteração no nome faz sentido para sua estratégia, considere essa possibilidade.

Você sabia que a marca esportiva Nike se chamava Blue Ribbon quando foi criada? O nome quer dizer “fita azul”, em tradução livre, e foi empregado pelo fundador da empresa, Phil Knight, quando investidores japoneses perguntaram como sua empresa se chamava — e ele não havia batizado seu negócio ainda. Rapidamente, ele olhou para a fita azul de um prêmio que tinha ganho e estava exposto em seu quarto e resolveu dar esse nome.

Como vimos, não houve planejamento na hora da escolha desse primeiro nome. Então, muitos anos depois, por motivos legais, ele precisou pensar em outra opção. Após um brainstorming com sua equipe, ele acabou aceitando a sugestão de “Nike” — nome da deusa grega da vitória.

Dessa vez, a marca foi batizada a partir de um elemento que tinha tudo a ver com o segmento dos materiais esportivos. Além disso, o nome é curto, fácil e memorável.

Tudo certo com os nomes de loja para começar?
Viu como escolher entre tantos nomes de lojas para começar seu e-commerce é importante para o sucesso do seu negócio? Quer saber como ela pode ser ainda mais impactante? Leia também nosso artigo com as principais dicas de como criar um logo de sucesso!

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