Como criar o registro de domínio para sua empresa?
MediaPost - 27/12/2018 - [gif]
Autor: Bárbara Dias
Assunto: Registro de domínios
Criar um registro de domínio para o seu site é necessário, porém, requer atenção no momento de fazê-lo. Até porque, a má escolha pode causar problemas à sua empresa, então para que remediar se você pode prevenir, não é mesmo?
Veja a seguir alguns passos para criar um domínio correto!
O que é um domínio?
Sabe aquela terminação escrita em: .com após o nome do site? Então, ela é chamada de domínio. Existem vários tipos de domínios, dentre os pagos e os gratuitos, mas os mais comuns e indicados para as empresas são os pagos, porque dão mais autoridade e transmitem profissionalismo ao site.
Os tipos mais utilizados são:
- .com para sites com fins comerciais;
- .net voltados a web;
- .org utilizado por organizações não governamentais.
Você também pode colocar a terminação do domínio em: “.br” para demonstrar que seu site é nacional, porém não deixe de utilizar algum dos citados acima.
Com relação aos domínios gratuitos que terminam com o nome do próprio site, – por exemplo: www.nomedosite.blogspot.com, – eles costumam ter uma grande gama de layouts editáveis, para que com apenas alguns cliques, seja possível criar seu site com um design diferenciado e editável, embora esse tipo de domínio possa gerar um impacto negativo às pessoas que o acessarem, ele é muito utilizado ainda.
SAIBA MAIS: por que é importante configurar o registro SPF em seu domínio para prevenir fraudes!
Por que ter um domínio pago?
Além da credibilidade transmitida, ter um domínio pago proporciona algumas garantias tais como:
- servidores dedicados para manter seu site online 24h, independentemente das interferências exteriores;
- certificado SSL (Secure Sockets Layer) protocolo de segurança que protege as telecomunicações via internet para serviços como: e-mail, navegação por páginas e outros tipos de transferência de dados, por meio da criptografia que impossibilita o acesso de hackers;
- CDN (Content Delivery Network ou Rede de Distribuição de Conteúdo) que trata-se de uma rede de servidores que armazena réplicas do conteúdo de outros sites na memória (cache) e depois entrega aos visitantes, com base na geolocalização delas para conectá-las mais rápido e com menos latência;
- IP (Protocolo de Internet) dedicado criado exclusivamente para uma única conta de hospedagem, a fim de facilitar a visualização do seu site por meio de um endereço de IP, o acesso à sua conta pelo FTP ou pela Internet, – caso o nome esteja inacessível -, para garantir uma resposta mais rápida durante períodos de carga de alto tráfego e configurar a proteção SSL em seu site.
Como escolher um domínio?
Você precisa ter um serviço de hospedagem e também um registro de domínio. Ambos podem impactar na performance do seu site, no SEO e em sua identidade no mundo digital, porém para ter um domínio procure:
- fazer uma pesquisa com seu nicho de atuação e média de usuários;
- ter um nome de domínio cativante e fácil de lembrar;
- escolher a extensão “.com” ou “.com.br”, se possível;
- verificar violações de marcas registradas;
- evitar números e hifens;
- ver alternativas próximas, como: fb.com que é uma variação do site do Facebook.
Existem dois tipos de domínios, dentre eles os pagos e os gratuitos que você pode escolher para hospedar o seu site. A diferença entre ambos é que os domínios gratuitos não são bem vistos pelos usuários, porque o registrador de domínio o deixa visualmente exposto, além do mais, você também não tem total autonomia do seu projeto e/ou da sua marca, o que pode ocasionar na falta de credibilidade.
Já o domínio pago, que contém aquelas terminações citadas acima, transmitem mais segurança ao usuário e são mais indicados. Para comprar um domínio você precisa seguir três etapas:
- Encontrar um verificador de domínio seguro.
- Fazer uma pesquisa de nome de domínio.
- Escolher o domínio desejado.
Você pode fazer isso pelo site: https://registro.br/
Além disso, é importante que você proteja seu domínio. Para isso, siga estas dicas importantes:
- compre seu domínio em outras extensões;
- evite os domínios gratuitos;
- registre o domínio de suas campanhas de marketing;
- adquira domínios que seu cliente possa encontrar enquanto procura seu site.
Espero ter ajudado você a entender para que ser e qual é a utilidade de ter um domínio em sua empresa. Você já ouviu falar em IP Dedicado para E-mail Marketing? Então acesse este material e saiba “Pra que ter um domínio de envio dedicado.”