NIC.br

Ir para o conteúdo
29 OUT 2001

Comitê Gestor quer servidor raiz da Internet em território brasileiro






Arquivo do Clipping 2001

Veículo: Telecom Online
Data: 29/10/2001
Assunto: Servidor raiz

O Brasil poderá hospedar um servidor raiz (root server) da Internet. Pelo menos é essa a proposta que o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) vai defender na reunião anual do Icann (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers). A reunião se realizará no período de 12 a 15 novembro em Los Angeles, Califórnia, e a pauta está voltada para um único Assunto: segurança física e lógica da Internet no mundo. O assunto está na ordem do dia depois dos atentados ocorridos em Nova Iorque e Washington, no mês de setembro. A preocupação agora é constante com a segurança dos 13 servidores raiz porque 10 deles estão nos Estados Unidos e, desses, seis estão a menos de 400 km um do outro. A idéia é trocar de lugar, realocar os servidores, preferencialmente instalando-os em outros países.

O CGI.br já se reuniu para discutir a posição que irá defender na reunião. "A questão principal é a estabilidade do sistema de domínios e endereço IP. Pode ser que seja preciso alterar a metodoliga usando, por exemplo, máquinas espelho em outros locais", disse o representante da Comunidade de Usuários de Serviços de Internet no Comitê, Raphael Mandarino Júnior. "Já que vamos discutir a instalação dos servidores raiz em outros países porque não na América Latina? Por que não no Brasil?" , defendeu.

A instalação, em território brasileiro, de um dos servidores que sustentam a Internet mundial pode trazer benefícios econômicos para o país. Embora seja necessário gastar cerca de US$ 30 mil para instalar, aqui, um servidor raiz, haveria grande economia nos gastos com as telecomunicações, pois as rotas internacionais iriam diminuir.