NIC.br

Ir para o conteúdo
13 JAN 2000

Comitê Gestor investiga se iG é uma ameaça à segurança da Internet






Arquivo do Clipping 2000

Veículo: Computerworld
Data: 13/01/2000
Assunto: acesso gratuito a Internet

Luciano Frucht

Reunido na manhã desta quinta-feira, no Rio de Janeiro, o Comitê Gestor da Internet (CGI.br) decidiu que vai investigar se a figura do usuário anônimo, gerada a partir do iG (Internet Grátis), pode representar uma ameaça à segurança da Internet. O IG foi lançado essa semana e tem como acionistas o banco Opportunity e a GP Participações.

Segundo o coordenador do CGI.br, Ivan Moura Campos, a forma que está sendo utilizada pelo iG para logar seus usuários na Rede - onde todos têm o mesmo login e a mesma senha sem qualquer vínculo com o provedor que permita identificá-los posteriormente - deixa sérias dúvidas quanto aos procedimentos de segurança. "Essa questão precisa ficar rapidamente esclarecida pois a dúvida não pode existir", disse Campos.

O problema de segurança apontado durante a reunião se deve ao fato de que qualquer um pode se cadastrar no iG, fornecendo inclusive dados falsos, visando utilizar o acesso gratuito para gerar spams ou até mesmo hackear sites já que não há a menor possibilidade de identificação.

A questão está sendo investigada pelo Grupo de Segurança da Rede do CGI.br, que deverá tecer um parecer a respeito até a próxima reunião do Comitê, que já está marcada para o dia 10 de fevereiro, na Fapesp, em São Paulo.