NIC.br

Ir para o conteúdo
12 JUL 1999

Comitê Gestor estimula combate a hackers






Arquivo do Clipping 1999

Veículo: Canal Web
Data: 12/07/1999
Assunto: Segurança

O Comitê Gestor (CGI.br) da Internet do Brasil decidiu que irá tomar iniciativas para combater os hackers e promoverá cursos de segurança para os profissionais de redes

Paulo Amaral

Durante a última reunião do Comitê Gestor (CGI.br) da Internet do Brasil, na semana passada, em Brasília, Distrito Federal, ficou decidido que serão combatidos os provedores que não auxiliam o trabalho de detecção de hackers, será estendido o prazo para que os internautas opinem sobre o documento Diretrizes para Alocação e Designação de Números IP, e serão desenvolvidos cursos para treinar profissionais da área de Internet.

Segundo Raphael Mandarino, secretário executivo do CGI.br, "é importante que a comunicade participe das decisões que nortearão a Internet no Brasil". O executivo acredita que o Brasil também tem condições de indicar um membro para compor a diretoria da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), entidade responsável pela administração mundial da Internet. Tadao Takahashi, presidente da Internet Society Brasil, faz parte da diretoria interina da ICANN.
Para estimular o combate aos hackers, ficou decidido que o CG passará a veicular em seu site o nome dos provedores de acesso que não dão resposta às solicitações de informações sobre segurança requisitadas pelo CGI.br. A idéia é tentar envolver os provedores no combate aos crimes online e facilitar as investigações das entidades responsáveis. O Grupo de Trabalho de Segurança do CG foi convidado a fazer parte da Associação de Investigação de Crimes de Alta Tecnologia (HTCIA), dos Estados Unidos.

Na área de recursos humanos, o CG entende que faltam profissionais qualificados para trabalhar com segurança na Internet brasileira. Segundo Liane Tarouco, responsável pelo Grupo de Trabalho de Formação de Recursos Humanos, "muitos ataque e invasões acontecem porque o administrador da rede não sabe configurar adequadamente seus recursos de segurança, como o firewall". Também serão oferecidos cursos como Internet2 e roteamento e segurança.