NIC.br

Ir para o conteúdo
06 JUL 2000

Comitê Gestor desburocratiza registro de domínio






Arquivo do Clipping 2000

Veículo: Computerworld
Data: 06/07/2000
Assunto: reunião do CG

O Comitê Gestor de Internet tomou uma série de decisões nesta quinta-feira, dia 06, em relação à mudança na sistemática de pagamento da taxa anual de manutenção de R$ 50,00 pelos donos de domínios.

Também resolveu facilitar o registro de domínio de empresas estrangeiras que estejam entrando no Brasil e estipular um prazo máximo de 15 dias para a escolha das siglas dos 10 novos domínios que entrarão em operação na Internet brasileira.

Com relação ao sistema de pagamento, o Comitê Gestor decidiu que a taxa anual poderá ser paga pelo responsável pelo domínio eletronicamente. Bastará que o detentor do registro de domínio acesse o site do RegistroBr, identifique-se com o seu ID, e obtenha o código de barras referente ao seu boleto bancário.

De posse desse código, ele poderá fazer o pagamento da taxa pelo home banking. Mas se o responsável pelo domínio preferir, pode imprimir o boleto na própria página do RegistroBr e ir ao banco pagá-lo. Desde abril o comitê vem enviando correspondências para os donos de domínios informando as mudanças na forma de pagamento.

Anteriormente os detentores de domínios recebiam um boleto em sua residência ou local de trabalho. Porém, o Comitê Gestor entendeu que a forma de pagamento eletronicamente poderá evitar transtornos maiores para os associados, como o extravio do documento.

Outra decisão tomada pelo comitê foi com relação a forma de registro de domínio das empresas estrangeiras. Antes uma empresa que estivesse ingressando no mercado brasileiro somente poderia obter o registro de domínio se apresentasse o CGC (Cadastro de Pessoa Jurídica).

Agora as empresas poderão nomear um procurador para registrar o domínio, desde que esse responsável seja devidamente identificado e validado pelo consulado do país de origem, enquanto conclui toda a burocracia junto aos órgãos federais e estaduais para atuar no Brasil.