NIC.br

Ir para o conteúdo
16 MAR 2000

Comitê Gestor decide criar cadastro para provedores






Arquivo do Clipping 2000

Veículo: Canal Web
Data: 16/03/2000
Assunto: reunião do CG

Por Laura Lessa
Editora-assistente do Canal Web

Em razão do crescimento acelerado do mercado de Internet, o Comitê Gestor (CGI.br) pretende criar um registro nacional para provedores brasileiros. A proposta foi apresentada pelo representante das empresas de provimento no CGI.br, António Tavares, na reunião mensal do órgão, realizada na tarde de hoje, em Brasília. "É preciso criar um mecanismo simples para mapear o funcionamento quantitativo e qualitativo das companhias do setor", disse Tavares, que também é presidente da Abranet - SP (Associação Brasileira dos Provedores de Acesso, Serviços e Informações da Rede Internet de São Paulo).

Os membros do Comitê ainda não definiram as regras de funcionamento do cadastro, mas descartam a possibilidade de criar um sistema obrigatório. E para estimular a adesão dos provedores, o órgão vai disponibilizar a relação dos provedores registrados em seu site.

A segurança dos provedores gratuitos também foi abordada na reunião do CGI.br. Após a realização dos testes divulgados em fevereiro, que mostraram problemas para identificar os usuários conectados, o Comitê começou a entrar em contato com provedores gratuitos e pagos para elaborar práticas que garantam a segurança na Rede. "Este trabalho de monitoramento e melhoria é uma preocupação constante dos membros do Comitê Gestor", afirmou o coordenador do órgão, Ivan de Moura Campos.

Durante o debate, o representante da Comunidade Acadêmica no CGI.br, José Luiz Ribeiro Filho, apresentou um dado novo sobre as dificuldades de identificação dos provedores gratuitos. Como alternativa para minimizar os riscos causados pelo anonimato, José Luiz propôs a restrição de algumas aplicações usadas por hackers para evitar ataques.

Com recursos provenientes do registro de domínios, o Comitê também decidiu aprovar a liberação de verbas para as Remavs (Redes Metropolitanas de Alta Velocidade), projetos que evolvem universidades de vários estados. Para impulsionar o desenvolvimento das redes, o representante das empresas no CGI.br, Cassio Vecchiatti, propôs ainda uma interação maior entre a comunidade acadêmica e a iniciativa privada. A próxima reunião do Comitê acontece dia 13/04, em São Paulo.