NIC.br

Ir para o conteúdo
15 FEV 2006

Comitê Gestor da Internet lança site para combater spam






Arquivo do Clipping 2006

Veículo: TI Inside
Data: 15/02/2006
Assunto: Antispam.br

O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br), mantido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) acaba de lançar o site www.antispam.br, que traz informações sobre o assunto para usuários e administradores de rede. A iniciativa, de responsabilidade da Comissão de Trabalho Anti-Spam (CT-Spam), ligada ao NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br), braço executor do CGI.br, tem como objetivo fazer do novo site uma referência nacional no combate ao spam.

Preocupada com o aumento alarmente do envio de mensagens não solicitadas nos últimos anos, a CT-Spam acredita que o site ajude a promover a adequada utilização da internet pela sociedade e o uso responsável do e-mail. De fato, o número de spams vem aumentando ano a ano. Segundo a comissão, somente em janeiro foi reportado a sua área antispam o recebimento de 286,7 mil mensagens não solicitadas, número 46% superior às notificações recebidas no mês anterior.

No total, em 2005, foram enviadas ao Cert.br 2,4 milhões de reclamações de spam, segundo informa Henrique Faulhaber, conselheiro do CGI.br e coordenador da CT-Spam. "Entre as tarefas mais importantes no combate ao spam estão a informação e educação para usuários, empresas e administradores de redes sobre a questão", afirma, ao tratar da motivação para o desenvolvimento do site.

Dividido em duas áreas distintas, uma para usuários e outra específica para administradores de redes, o site traz informações sobre o combate ao spam, suas implicações e formas de prevenção.