NIC.br

Ir para o conteúdo
07 JUL 2000

Comitê Gestor cria novo domínio na Web brasileira






Arquivo do Clipping 2000

Veículo: Computerworld
Data: 07/07/2000
Assunto: domínio .can

Luiz Queiroz

A Internet brasileira passa a contar a partir desta sexta-feira, dia 07, com mais um domínio, que será destinado aos candidatos as eleições municipais deste ano. O Comitê Gestor de Internet aprovou na sua reunião de ontem, em São Paulo, a criação do novo domínio, atendendo a um pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Sua sigla na Web será o  .can, segundo informou o conselheiro, Raphael Mandarino. O candidato que desejar se inscrever no domínio deverá acessar o site do RegistroBr e fornecer seu dados cadastrais.

O Comitê decidiu que não irá cobrar pelo registro desse domínio. Feito o registro o candidato deverá usar o seguinte endereço eletrônico: "www.nome-número.can.br".

Raphael Mandarino esteve hoje, dia 07, no TSE comunicando a decisão ao presidente, Nery da Silveira. "Trata-se de mais uma iniciativa pioneira da Internet brasileira", disse o membro do Comitê Gestor. Ele lembrou ainda que tal medida democratiza o acesso à rede para todos os candidatos.

A partir de hoje, o TSE deverá comunicar a todos os postulantes a mandatos eletivos, por intermédio dos tribunais regionais, a disponibilidade de um domínio exclusivo na Internet.

Quem, entretanto, já dispõe de um domínio .com poderá continuar a mantê-lo, segundo Mandarino. O TSE vai baixar uma norma regulamentando o uso desse novo domínio que somente poderá funcionar durante o prazo de propaganda eleitoral definido para o rádio e televisão.

A vantagem para o Tribunal é que será mais fácil de fiscalizar o seu conteúdo, como também define como responsável pelas informações veiculadas na rede os próprios candidatos.

"Os eleitores poderão ter maior facilidade de procurar informações dos candidatos as eleições, acessando um domínio exclusivo deles', disse o conselheiro Raphael Mandarino.