NIC.br

Ir para o conteúdo
20 ABR 2018

Com aumento de 32% no acesso à internet em 3 anos, Goiás sedia o 10º “ABRINT na Estrada”


Surgiu - 18/04/2018 - [gif]


Autor: Diego Fortunato
Assunto: Infraestrutura de Internet

Após passar por Caruaru, em Pernambuco, e diversas outras cidades de porte pequeno ou médio do país, o “ABRINT na Estrada” chega a Goiânia (GO), em sua décima edição. O evento, realizado pela Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (ABRINT), reunirá, entre os dias 24 e 25 de abril, representantes de provedores que poderão acompanhar palestras e workshops relacionados a temas como gestão e redes de fibra óptica.

Com mais de 957 mil acessos de banda larga, Goiás tem se destacado pela expansão da internet. De janeiro de 2015 a fevereiro de 2018, houve um aumento de 233.619 acessos (32%). Desses, 88.120 (ou seja, 37%) foram adicionados pelos provedores regionais que atuam localmente. A tendência é de crescimento acelerado dessas empresas locais que fornecem serviços de internet: de janeiro de 2015 a fevereiro de 2017, os provedores cresceram 277% (de 31.753 acessos para 119.873) enquanto as grandes operadoras ampliaram suas operações em 21% (de 692.181 para 837.680).

“Goiás é um dos melhores exemplos da ampliação do acesso à internet que vem acontecendo em todo o Brasil, tendo os provedores regionais como carro-chefe. Para melhorar ainda mais esse cenário positivo, a ABRINT chega ao Estado com o objetivo de capacitar melhor os provedores de internet locais”, comenta Ana Maria Rosini, Diretora de Comunicação e Marketing da entidade. “Teremos a presença de profissionais muito ualificados, palestrando e debatendo sobre assuntos e tendências atuais na tecnologia. É um evento de enorme importância para toda a região Centro-Oeste”, acrescenta.

Perante os dados de crescimento, a ABRINT escolheu a capital goiana como sede do “10º ABRINT na Estrada”, com o intuito de promover debates sobre temas atuais de grande importância para o mercado de provedores de internet – como a reforma trabalhista, as boas práticas no planejamento de redes de fibra óptica FTTH (Fiber To The Home) e as atuais tributações para empresas de Telecom, entre outros.

Diversos especialistas participarão do evento, como Mário Ribeiro, da Expertise Training, e Ronaldo Couto, Diretor Executivo da Primori. Quem também estará na cidade para o evento é Antônio Moreiras, do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.Br), que comentará a importância dos Pontos de Troca de Tráfego (PTTs) para os provedores regionais.

Além de promover uma palestra, o NIC.br também leva aos presentes um minicurso introdutório sobre o IPv6, a versão mais atual do protocolo de Internet. O curso irá abordar a necessidade da implantação, bem como o status de utilização no Brasil e as principais diferenças técnicas em relação ao IPv4, com foco no endereçamento e planejamento de redes.

Para participar do evento é necessária a inscrição no site: credencial.imasters.com.br/abrint-na-estrada–goiniago e a entrega de 1 kg de alimento não perecível no dia das palestras.

Agenda

“ABRINT na Estrada” – Goiânia (GO)

Datas: 24 e 25 de abril de 2018

Horário: a partir de 09h (Horário local)

Local: Oliveira’s Palace – Rua T- 36, n° 3588, Setor Bueno / Goiânia – GO

Inscrições: credencial.imasters.com.br/abrint-na-estrada–goiniago

Sobre a ABRINT

A Associação Brasileira de Internet e Telecomunicações (ABRINT) tem atuação nacional e representa provedores regionais de internet em discussões junto ao governo, órgãos regulatórios e entidades afins. Provedores são majoritariamente empresas de pequeno e médio portes. Segundo o Ministério das Comunicações, há pelo menos um provedor em operação em todas as cidades do país. Para o LACNIC, juntos, eles formam a quarta maior empresa de comunicação do Brasil.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), fomentar e impulsionar a evolução da Web no Brasil — Ceweb.br (http://www.ceweb.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.