NIC.br

Ir para o conteúdo
28 JUN 2017

CGI.br publica tradução em português do livro “Uma introdução à Governança da Internet”


iMasters - 28/06/2017 - [gif]


Assunto: Cadernos CGI.br

Foi lançada ontem uma tradução inédita em português do livro “Uma introdução à Governança da Internet”, publicado originalmente em inglês pela DiploFoundation. De forma didática e acessível, a obra desvenda aspectos técnicos, legais, econômicos, socioculturais e de direitos humanos da governança da Internet e é leitura obrigatória para professores, estudantes, pesquisadores e demais interessados em se familiarizar com o assunto.

A tradução para o português faz parte da coleção Cadernos CGI.br – série Referências, iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil para incentivar o debate sobre o uso e a governança da Internet com documentos fundamentais e estudos sobre o tema. O prefácio e posfácio da edição são de autoria de Carlos A. Afonso, diretor do Instituto Nupef e presidente do capítulo brasileiro da Internet Society (ISOC), que traz reflexões sobre o cenário brasileiro.

Na publicação, os leitores encontram um panorama amplo das principais questões e atores do campo por meio de um marco prático de análise, discussão e resolução de questões importantes. “O objetivo subjacente de uma abordagem tão ampla é contribuir modestamente para a preservação da Internet como um meio integrado e facilitador para bilhões de pessoas ao redor do mundo”, escreve Jovan Kurbalija, ex-diplomata e autor da publicação, que atua como diretor fundador da DiploFoundation e chefe da Geneva Internet Platform.

Para Carlos Afonso, o livro cumpre um papel “para além de uma introdução ao assunto e serve como um guia permanente sobre a agenda técnica, socioeconômica, política e cultural que compõe o verdadeiro mosaico formado pela Internet e sua governança”.

O livro “Uma introdução à Governança da Internet” está disponível gratuitamente para download no endereço http://cgi.br/publicacoes/indice/livros/. Universidades, bibliotecas e centros de pesquisa interessados em receber uma cópia impressa podem enviar uma solicitação para assessoria@cgi.br.