NIC.br

Ir para o conteúdo
06 DEZ 2000

CGI.br não pretende abrir domínio ".br"






Arquivo do Clipping 2000

Veículo: TCInet
Data: 06/12/2000
Assunto: eleições ICANN

Base de domínios continuará sendo controlada pela Fapesp
André Santoro

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) não prevê a abertura da base de domínios com terminações ".br". Em entrevista concedida ao TCInet, o responsável pelo grupo de trabalho de registros do CGI.br, Demi Getschko, afirmou que o órgão não pretende licenciar a base para outras empresas.

Uma das candidatas seria a CertiSign, que anunciou hoje que irá pleitear, no ano que vem, uma participação no processo de registro, atualmente sob o controle da Fapesp. Caso não seja renovado, o contrato entre o CGI.br e a Fapesp irá expirar em 30 de junho de 2001.

"Ao contrário do que acontece nos Estados Unidos, onde existem várias empresas que possuem licenças para compartilhar a base de domínios, o Registro.br continuará sendo gerenciado exclusivamente pela Fapesp", disse Getschko , quando questionado sobre uma eventual participação da CertiSign no processo.

"No Brasil, qualquer provedor já pode servir de intermediário para que o usuário cadastre um domínio. Por isso, ainda não há necessidade de dividir a tarefa com terceiros", completou, acrescentando que a receita proveniente do registro de domínios ".br" é captada por uma fundação pública e que, por isso, "o registro não pode ser considerado um negócio".

Durante evento realizado hoje de manhã, o CEO da CertiSign, Márcio Liberbaum, anunciou que a empresa irá oferecer, a partir do ano que vem, o registro de domínios ".com", ".net" e ".org" para usuários brasileiros. Depois disso, segundo o executivo, a CertiSign tentará um acordo com os órgãos competentes para oferecer endereços com terminações ".br".