NIC.br

Ir para o conteúdo
12 ABR 2019

Cetic.br promove lançamento da TIC Cultura 2018


IP News - 11/4/2019 - [gif]


Autor: Caio Alves
Assunto: TIC Cultura 2018

Pesquisa será apresentada em 23/4 no Ciclo "Cultura, educação e tecnologias em debate", uma parceria com o Sesc São Paulo e PUC-SP.

A publicação da pesquisa TIC Cultura 2018 e a apresentação dos dados inéditos acontecerão no dia 23 de abril (terça-feira) durante a 2ª edição do Ciclo “Cultura, educação e tecnologias em debate”, uma atividade realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) em parceria com o Sesc São Paulo e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

A pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) realizada pelo Cetic.br/NIC.br aponta, entre outros destaques, que os equipamentos culturais brasileiros utilizam a Internet especialmente para a divulgação de suas atividades e programação cultural, mais do que para a disseminação de conteúdos on-line. A oferta de ferramentas de acesso, de transmissão de vídeo em tempo real, de formação à distância, ou ainda a disponibilização de acervos digitalizados pela Internet, são pouco comuns entre todos os tipos de instituições pesquisadas.

Renomados especialistas estarão reunidos neste primeiro encontro do ano, que contará ainda com mesa de debates e conferência de convidado internacional, marcando o lançamento da publicação “Cultura, educação e tecnologias em debate” que resultou do primeiro ciclo realizado em 2018. O material organiza parte das reflexões dos palestrantes acerca da apropriação das TIC no Brasil, tendo em vista o desenvolvimento de políticas culturais e educacionais. A atividade acontecerá no Sesc 24 de Maio, a partir das 14h. As inscrições podem ser feitas na página do Sesc São Paulo ou nas unidades do Sesc.

O Ciclo organizado pelo Cetic.br/NIC.br, CPF Sesc e PUC-SP chega assim à sua segunda edição, com o objetivo de ampliar a reflexão sobre aspectos estratégicos na interface entre cultura, educação e tecnologias. “Os dados da TIC Cultura permitem compreender o cenário de infraestrutura, uso e gestão das TIC nos arquivos, bens tombados, bibliotecas, cinemas, museus, pontos de cultura e teatros. São insumos importantes para gestores públicos, pesquisadores acadêmicos, empresas do setor privado e organizações da sociedade civil em suas iniciativas voltadas à construção da sociedade da informação e do conhecimento”, destaca Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

Mesa de debates e conferência

A primeira atividade do ano do Ciclo de Diálogos terá início com o debate “Cultura, educação e tecnologia na cidadania do século XXI”. Danilo Santos de Miranda (diretor regional do Sesc São Paulo), Demi Getschko (diretor-presidente do NIC.br), Maria Amalia Pie Abib Andery (reitora da PUC-SP) e Adriana Couto (jornalista e apresentadora do programa Metrópolis, da TV Cultura) vão discorrer, a partir de uma perspectiva cidadã, sobre as oportunidades e riscos de um mundo conectado.

A programação do encontro também abriga a conferência “A nova sociedade de consumo: somos mais felizes?”, ministrada pelo filósofo francês e teórico da hipermodernidade, Gilles Lipovetsky. Com mediação da jornalista Bianca Santana, Lipovetsky tratará dos desafios do hiperconsumo presente na sociedade das muitas opções de escolha. Na avaliação do filósofo, não é o consumo como tal que deve ser denunciado, mas seus excessos, o “mau uso”.