NIC.br

Ir para o conteúdo
06 SET 2005

Cert.br lança cartilha de segurança






Arquivo do Clipping 2005

Veículo:IDG Now!
Data: 06/09/2005
Assunto: Segurança

O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br), vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), lançou nesta terça-feira (06/09) a versão 3.0 da cartilha de segurança para internet.

De acordo com Cristiane Hoepers, analista de segurança sênior do Cert, a edição atualizada da cartilha tem com objetivo auxiliar o usuário final a se proteger das novas ameaças virtuais.

"Com a sofisticação dos sistemas de segurança das empresas e o crescimento do acesso doméstico a banda larga, o usuário final torna-se o alvo principal dos ataques", detalha a analista.

Entre as principais mudanças da versão 3.0 estão novos termos acrescentados ao glossário de segurança, detalhes sobre os novos formatos de fraude utilizados na internet e como se prevenir da ameaça a novas tecnologias, como WPA (Wi-Fi Protected Access), celular e bluetooth.

A cartilha traz ainda dicas de combate a vírus, worms (programas que fazem cópias de si mesmos e danificam o computador) e spywares (programas espiões).

Ensina também a evitar fraudes e phishing, golpes que podem revelar senhas de banco e informações confidenciais do internauta.

Dividida em oito partes, a publicação contém um glossário de termos específicos e versão para impressão de todos os capítulos. Para facilitar a busca de respostas e tornar a navegação mais rápida, a seção Folder apresenta resumos do conteúdo completo.

O Cert também colocou à disposição do usuário versões resumidas com as principais medidas de segurança, em formato PDF.

A primeira edição da cartilha foi lançada em 1999. Em 2003, saiu a versão 2.0, atualizada e com novos conteúdos.

Segundo o Cert, o tipo de incidente mais reportado é a tentativa de fraude. Para ter uma idéia, em 1999 as notificações voluntárias somavam menos de 1% do total de incidentes. Hoje, 45% das queixas relatadas são de fraude.

Nos meses de julho e agosto, o Cert recebeu 5.684 notificações relacionadas a fraudes. "Os criminosos virtuais estão encontrando novas maneiras de induzir o internauta ao erro. Campanhas de governo eletrônico - como envio do imposto de renda e atualização do título de eleitor -, convites para sites de relacionamento e pedidos de cotação para pequenos empresários são as principais fachadas para os ataques", conta Cristiane.

A cartilha está no endereço www.cartilha.cert.br. Está nos planos do Cert utilizar a versão online para eventuais complementos ao guia.